
O governo do estado do Rio Grande do Sul está preparando um novo edital de processo seletivo simplificado para a reposição de 36 vagas na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano. A iniciativa é fruto da aprovação do Projeto de Lei 282/2025, que previa essas contratações em caráter emergencial e por tempo determinado.
continua depois da publicidade
O PL será sancionado pelo governador Eduardo Leite. Os 36 novos servidores públicos transitórios suprirão as demandas do cargo de Fiscal de Transporte Urbano e Metropolitano. De acordo com a assessoria da Sedur RS,
Os profissionais atuarão em apoio às atividades de gerenciamento, supervisão e fiscalização do Sistema de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros. As contratações previstas terão duração de 12 meses, podendo ser prorrogadas por igual período.

Nova seleção da Sedur Rio Grande do Sul terá edital lançado em breve. Foto: Montagem / Concursos no Brasil
Criação das vagas da Sedur RS
O Projeto de Lei 282/2025 teve um total de 33 votos favoráveis e 14 votos contrários. A assessoria da Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul assim resume o teor do PL:
Autoriza o Poder Executivo a contratar, em caráter emergencial e por tempo determinado, recursos humanos para a Sedur. Serão 36 servidores para o cargo de Fiscal de Transportes Metropolitanos. A contratação atende ao disposto na Lei 14.982, de 16 de janeiro de 2017, que autorizou a extinção da Metroplan e determinou que a Sedur suceda a fundação em suas obrigações, bem como à Lei 16.165/24, que reorganizou a carreira dos fiscais de transporte metropolitano, não apenas em suas atribuições, mas também no requisito de ingresso, que passou a ser nível superior. São 23 os servidores temporários atuando na atividade de gerenciamento, supervisão e fiscalização do Sistema de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros.
Um dos últimos editais publicados pela extinta Metroplan (Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional) foi lançado em 2013, de forma emergencial.
continua depois da publicidade
As chances foram para as funções de Administrador, Advogado, Arquiteto, Contador, Economista, Engenheiro Cartógrafo, Engenheiro Civil, Engenheiro Mecânico, Geógrafo e Jornalista.
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/rs/2025/09/26/sedur-rs-abrira-processo-seletivo-oferecendo-36-vagas-temporarias/