
O Ministro do Turismo, Celso Sabino, anunciou sua saída do comando da pasta na tarde desta sexta-feira (26). A decisão foi comunicada após uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Palácio do Planalto.
A movimentação ocorre em resposta à decisão do União Brasil, partido do ministro, que na última quarta-feira (18) anunciou sua saída da base de apoio ao governo. A legenda determinou que seus filiados ocupantes de cargos comissionados no primeiro escalão deixassem suas funções.
“Tive uma conversa hoje com o presidente da República, em virtude da decisão que o partido ao qual eu sou filiado tomou, de deixar o governo, e vim hoje aqui cumprir o meu papel”, declarou Sabino à imprensa. “Entreguei ao presidente a minha carta e o meu pedido de saída do Ministério do Turismo, cumprindo a decisão do meu partido”, completou.
Apesar do anúncio, o ministro confirmou que ainda cumprirá uma última agenda oficial. Na próxima quinta-feira (3), ele acompanhará o presidente Lula em Belém para a inauguração de obras ligadas à preparação para a COP30, a conferência do clima da ONU que a cidade sediará em novembro. “Vou como ministro ainda”, afirmou. Sabino, que assumiu a pasta em julho de 2023, deixará o cargo definitivamente após esse compromisso.
Cenário Político
O União Brasil não é o único partido a romper com o governo. O PP também anunciou sua saída da base aliada. No primeiro escalão, o partido é representado pelo Ministro dos Esportes, André Fufuca. Até o momento, não há confirmação oficial sobre a saída de Fufuca do cargo.
Questionado se consideraria deixar o partido para permanecer no governo, Celso Sabino evitou uma resposta direta, mas sinalizando abertura para negociações. “Acredita no diálogo” e que “os homens públicos que tem compromisso com a nação brasileira vão trabalhar juntos pelo bem do país”, disse.
“O presidente acenou com essa possibilidade de ampliar esse diálogo junto com o partido União Brasil para que a gente possa ver como vai ser as cenas do próximo capítulo”, completou o ministro, deixando em aberto os desdobramentos políticos da semana que vem.
*Fonte: Agência Brasil
Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/09/celso-sabino-anuncia-saida-do-ministerio-do-turismo-apos-decisao-do-uniao-brasil/