
“Inteligência Artificial: Uma Nova Revolução”. Este é o tema da 6ª edição da Expo Indústria Maranhão, que ocorrerá de quinta-feira (2) a domingo (5) de outubro no Multicenter Negócios e Eventos (Cohafuma). Realizada pelo Sistema FIEMA (SESI, SENAI, IEL, CIEMA e Federação das Indústrias do Estado do Maranhão) e pela CNI, com correalização do Sebrae/MA e Governo do Estado, a feira multissetorial tem expectativa de movimentar cerca de R$ 320 milhões em negócios e deve atrair um público de 50 mil pessoas ao longo de quatro dias. Serão reunidos cerca de 250 expositores dos mais variados segmentos da indústria maranhense.
Realizada a cada dois anos, a Expo Indústria Maranhão celebrará 10 anos de existência em 2025 com uma vasta programação de atratividades, que percorrerão um dos tópicos mais discutidos na economia atualmente: a revolução trazida pela inteligência artificial. De acordo com o presidente da FIEMA e idealizador da Expo Indústria, Edilson Baldez, a feira tem um papel estratégico no desenvolvimento industrial, econômico e tecnológico do estado. “A Expo Indústria Maranhão está consolidada como um espaço fundamental para o fortalecimento e renovação da rede econômica industrial maranhense.
Parcerias são fomentadas, investimentos são atraídos e negócios e acordos são firmados. As empresas participantes, por meio da feira, podem ainda entrar em conexão com as tendências globais em inovação, sustentabilidade e qualificação profissional. Este ano, o tema da inteligência artificial foi escolhido com precisão: esta tecnologia vai transformar o mundo produtivo e estaremos preparados para essa revolução”, analisa o presidente da FIEMA.
Atrações inéditas – Na programação principal, a Expo Indústria 2025 oferecerá a seus visitantes uma programação principal articulada em diversos espaços: Pavilhão de Expositores, Plenarium, Arena do Crédito, Terminal de Inovação, Expo Lounge, Expo Summit, Expo Fornecedores. Em um formato renovado, a edição deste ano da Expo Indústria trará atrações inéditas, entre elas o Marapão, primeira feira de panificação e confeitaria do Maranhão. “A Expo Indústria vai muito além de uma feira de negócios. É um espaço de oportunidade direta de movimentar o mercado e impulsionar vendas e, para tanto, consegue mobilizar uma programação em uma estrutura inigualável no Norte e Nordeste”, comenta Baldez, ao frisar que há uma expectativa de capacitação de cerca de 4.000 mil, por meio de ações de caráter educativos dentro da Expo.
Pavilhão de Exposições – Estandes modernos, interativos e bem organizados darão uma demonstração do potencial produtivo da indústria maranhense no Pavilhão de Expositores da Expo Indústria 2025, que ficará aberto das 17h às 22h. O espaço reunirá iniciativas industriais e fornecedores que trazem soluções inovadoras para problemas contemporâneos diversos, lançamentos e tendências. O espaço é ponto fundamental para se estabelecer conexões de negócio, fortalecer as marcas regionais e proporcionar uma experiência imersiva ao público visitante.
Movimentarão economicamente a Expo Indústria Maranhão, as Rodadas de Negócios – locais, nacionais e internacionais. A atividade está entre as ações de incentivo à economia criativa e à competitividade entre as empresas maranhenses. As rodadas de negócio são coordenadas pelo Programa de Desenvolvimento de Fornecedores (PDF Maranhão) e Centro Internacional de Negócios (CIN). “O incentivo às iniciativas produtivas e à articulação econômica está entre os objetivos primários da Expo. As rodadas de negócio atendem a este nosso anseio”, afirma Edilson Baldez.
Palestras magmas – No espaço Plenarium, os visitantes da Expo Indústria 2025 poderão ter acesso ainda a palestras voltadas especificamente para o tema da Inteligência Artificial. As exposições acontecerão sempre às 20h na área do Plenarium, no Centro de Convenções. Abre a série de palestras, no dia 3 de outubro (sexta-feira), o economista Samy Dana, professor da FGV e comentarista de economia nos principais veículos de comunicação do país. O palestrante tratará do impacto da Inteligência Artificial na lucratividade e na produtividade empresarial.
No segundo dia, o convidado da segunda noite – 4 de outubro – será o especialista em acessibilidade e inclusão pela Microsoft Brasil, Richard Wagner. Em sua comunicação, ele abordará o tema “Como a IA pode Revolucionar Negócios”.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/09/sistema-fiema-e-cni-realizam-a-6a-edicao-da-expo-industria/