1 de outubro de 2025
Medo em se deslocar pela cidade atinge 97% das mulheres
Compartilhe:

Uma pesquisa nacional divulgada nesta terça-feira (30/09) revelou um dado alarmante: 97% das brasileiras têm medo de sofrer violência ao se deslocar pela cidade. O estudo* mostra que esse medo tem fundamento, pois sete em cada dez mulheres já sofreram algum tipo de violência, como assalto, importunação ou assédio sexual. Os principais receios são assaltos, sequestros, estupro e assédio sexual. A insegurança é ainda maior para mulheres negras, jovens e moradoras da periferia.

A percepção trazida pela pesquisa é que nenhuma forma de mobilidade urbana oferece segurança para as mulheres. Entre as negras e pobres, cerca de 36% utilizam mais ônibus, enquanto entre mulheres brancas e ricas, aproximadamente 42% usam mais carro particular. Os dados apontam ainda que 69% das mulheres foi vitima de estupro quando estava à pé e 23% quando estava de carro, enquanto 59% das mulheres que usam o ônibus relataram já ter passado por alguma situação de importunação ou assédio sexual. 

Os principais fatores respondidos, como os que aumentam a insegurança, são a falta de policiamento, ruas mal iluminadas e locais desertos. Melhorar a iluminação, revitalizar praças e investir em campanhas de conscientização aparecem como política públicas mais urgentes. Como forma de proteção, a maior parte das mulheres que sofreram alguma violência durante a locomoção, mudou de hábitos como evitar sair durante a noite, escolher melhor o lugar no transporte coletivo ou deixar de usar certos tipos de roupas.

Mesmo sabendo que importunação sexual é crime desde 2018, apenas 3 em cada 10 procuraram a polícia após sofrer esse tipo de violência. A pesquisa foi realizada pelos institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, com apoio da Uber, e ouviu mais de 4 mil mulheres em todo o país, incluindo nove capitais.

Reportagem de *Janary Damacena.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/medo-em-se-deslocar-pela-cidade-atinge-97-das-mulheres-pelo-brasil/