1 de outubro de 2025
Violência: Aumenta em quase 100% os atendimentos relacionados à pessoa
Compartilhe:

No mês em que se celebra a Valorização da Pessoa Idosa, dados de violência contra esse público ainda preocupam. De acordo com o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (Ciapvi), da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, em 2025, de janeiro a agosto, foram contabilizados 1.739 atendimentos, dentre eles casos de violência e outras violações de direitos, como a falta de documentação básica.

Em primeiro lugar está a falta de acesso à documentação básica, com 562 atendimentos; negligência vem em seguida com 210; o abuso financeiro teve 159 atendimentos, e a violência psicológica, 85.

A violência contra pessoas idosas é uma preocupação crescente. Os dados deste ano representam um aumento de 99,80% em relação ao mesmo período de 2024, quando o CIAPVI registrou 859 casos. Esse número já havia ultrapassado os registros de todo o ano de 2023 (640 casos).

O Dia Internacional de Valorização da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro, é uma data que convida à reflexão e à ação: valorizar os idosos não é apenas uma questão de respeito, mas de reconhecimento dos direitos, das contribuições, dos desafios e das possibilidades deste segmento cada vez mais presente em nossas sociedades. No Maranhão, esses desafios e possibilidades se misturam em dados que apontam tanto avanços como lacunas a serem preenchidas.

O que celebrar

  • A crescente visibilidade dos idosos como cidadãos ativos, sujeitos de direitos, seja nas políticas públicas, no reconhecimento da sua autonomia familiar ou comunitária;
  • As melhorias em educação e saúde, que contribuem para o envelhecimento com mais qualidade de vida;
  • A força dos movimentos institucionais — creches, centros de referência, Defensoria Pública, Ministério Público, organizações da sociedade civil — em promover campanhas, oficinas, rodas de conversa, ações culturais, etc.

O que fortalecer

  • A ampliação do acesso à atenção multiprofissional especializada, especialmente em municípios do interior, para abranger a fragilidade funcional, cognitiva, social e psicológica dos idosos;
  • Estratégias concretas para combater a violência — prevenção, denúncia, reparação — assegurando redes efetivas de proteção;
  • Políticas que promovam ambientes físicos seguros, habitacionais adaptados, transporte, mobilidade urbana, para dar autonomia e diminuir os riscos (como o de quedas);
  • Incentivar oportunidades de participação social, cultural, econômica e digital, para que idosos não sejam vistos apenas como receptores de cuidados, mas como agentes ativos na comunidade.

Outros dados

Em 2022, o Maranhão chegou a uma proporção de 12,0% da população composta por idosos (pessoas com 60 anos ou mais), conforme o Boletim Social do Maranhão. Em termos absolutos, isso representa cerca de 856,5 mil pessoas idosas no estado.

Também observou-se que muitos idosos assumem papel de chefia no domicílio: em 2022, cerca de 60,1% dos domicílios em que há idosos, estes eram chefes de família, o que corresponde a aproximadamente 514,8 mil pessoas.

Eventos alusivos

A DPE realiza nesta quarta-feira (1º) evento alusivo à data com uma programação que envolve conferência, palestra, seminário, incluindo importantes debates para a defesa e o bem-estar da pessoa idosa, além de atrações culturais. O tema do evento este ano é “Saberes que somam, gerações que se respeitam”.

Na sede da AABB, o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) realiza ação social para idosos do Programa Melhor Idade, iniciativa que integra o setor de Programas Sociais da corporação. O evento ocorre na AABB, Ponta do Farol, nesta quarta-feira (1º), pela manhã.
A programação contará com aulão de zumba, atendimento odontológico, sessões de massagem, além de momento de maquiagem e cuidados pessoais. O objetivo é promover saúde, bem-estar e integração para os idosos assistidos pelo programa.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/violencia-aumenta-em-quase-100-os-atendimentos-relacionados-a-pessoa-idosa/