
A partir desta quarta-feira (1º), usuários do Pix já contam com um novo recurso de proteção: o botão de contestação de transações. A ferramenta tem como objetivo agilizar a devolução de valores em casos de fraude, golpe ou coerção.
Chamado oficialmente de autoatendimento do Mecanismo Especial de Devolução (MED), o botão pode ser acionado diretamente no aplicativo da instituição financeira, sem a necessidade de contato com a central de atendimento. O MED foi criado em 2021, mas agora passa a funcionar de forma 100% digital.
As mudanças no sistema foram publicadas em agosto pelo Banco Central (BC).
Como funciona
Ao acionar o botão, a contestação é enviada de imediato ao banco do suspeito, que deve bloquear os valores existentes na conta — ainda que parcialmente. Em seguida, as instituições financeiras têm até sete dias para analisar o caso. Se confirmada a fraude, o dinheiro é devolvido para a vítima em até onze dias.
Segundo o BC, a medida aumenta as chances de recuperação dos valores, já que o bloqueio acontece de forma mais rápida, antes que os recursos sejam retirados das contas fraudulentas.
Vale lembrar que o MED não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento, erro de digitação de chave Pix ou situações envolvendo terceiros de boa-fé. O mecanismo é exclusivo para situações de fraude, golpe e coerção.
Caminho do dinheiro
Outra mudança anunciada é que, a partir de 23 de novembro, será possível realizar devoluções a partir de outras contas ligadas à fraude, e não apenas da conta que recebeu o dinheiro. Essa etapa será opcional no início e passará a ser obrigatória em fevereiro de 2026.
Na prática, o aprimoramento permitirá identificar e rastrear os “caminhos” do dinheiro, aumentando a chance de devolução e dificultando que criminosos usem múltiplas contas para ocultar os recursos.
De acordo com o Banco Central, a medida deve fortalecer a segurança do sistema e reduzir a atratividade de golpes envolvendo o Pix.
*Fonte: Agência Brasil
AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/10/pix-ganha-botao-de-contestacao-para-vitimas-de-fraude/