3 de outubro de 2025
Brasil cobra libertação imediata de brasileiros detidos em flotilha a
Compartilhe:

O Ministério das Relações Exteriores divulgou nota nesta quinta-feira (2), cobrando a libertação imediata dos brasileiros detidos após a interceptação da flotilha a caminho de Gaza por militares israelenses.

“O Brasil exorta o governo israelense a liberar imediatamente os cidadãos brasileiros e demais defensores de direitos humanos detidos”, afirma o comunicado.

O governo brasileiro também exige que integrantes da Embaixada do Brasil em Tel Aviv tenham acesso aos ativistas detidos.

A Flotilha Global Sumud, formada por cerca de 50 embarcações, transportava ajuda humanitária para a Faixa de Gaza e foi interceptada em águas internacionais. Ao todo, 443 voluntários de 47 países foram capturados, incluindo 11 brasileiros. Entre eles estão o ativista Thiago de Ávila, a deputada federal Luizianne Lins (PT-CE) e a vereadora de Campinas, Mariana Conti (PSOL-SP).

“Operações de caráter estritamente humanitário devem ser autorizadas e facilitadas por todas as partes em conflito, não podendo ser arbitrariamente obstadas ou consideradas ilícitas. O Brasil conclama a comunidade internacional a exigir de Israel a cessação do bloqueio à Gaza, por constituir grave violação ao direito internacional humanitário”, destacou o Itamaraty.

O governo brasileiro reforçou que a interceptação fere o direito internacional de liberdade de navegação, previsto em convenções das Nações Unidas, e considera a detenção dos ativistas pacífica e ilegal.

“Israel deverá ser responsabilizado por quaisquer atos ilegais e violentos cometidos contra a Flotilha e contra os ativistas pacíficos que dela participam e deverá assegurar sua segurança, o bem-estar e integridade física enquanto permanecerem sob a custódia de autoridades israelenses”, afirmou a chancelaria.

Na noite de quarta-feira (1º), a flotilha informou em redes sociais que sofreu agressões durante a interceptação. Segundo o Ministério das Relações Exteriores de Israel, todos os passageiros estão seguros e serão deportados para a Europa.

A interceptação internacional gerou condenação de diversos países e organizações, destacando a tensão humanitária na Faixa de Gaza, território que enfrenta graves consequências após quase dois anos de conflito.

Fonte: Agência Brasil

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/brasil-cobra-libertacao-imediata-de-brasileiros-detidos-em-flotilha-a-gaza/