Sinônimo de conforto, o câmbio automático é uma verdadeira mão na roda na hora de dirigir. Mas o que muitos não sabem é que esse tipo de câmbio precisa de cuidados durante seu uso, pois caso contrário, o prejuízo para o motorista pode ser grande.
Pensando nisso, separamos aqui algumas dicas excelentes para te ajudar a conduzir este câmbio da melhor forma possível: a forma correta! Deste modo, você não só poderá manter seu câmbio automático sem maiores problemas, como acrescentará vida útil ainda maior de uso dessa parte importante do seu veículo. Confira!
Leia mais
- 5 erros para evitar em carro com câmbio automático
- Câmbio automático tem pegadinhas, veja como usar corretamente
- Quais são os tipos de câmbio automático?
Como usar o câmbio automático da forma correta?
De acordo com um levantamento feito pela consultoria S&P Global, o volume de vendas de carros automáticos no Brasil nos últimos dez anos saltou de 15% de participação, em 2012, para mais de 60%, em 2022. Ou seja, os brasileiros estão buscando maior conforto ao volante.
No entanto, nem sempre isso significa que a maioria das pessoas esteja familiarizada com os cuidados que o câmbio automático necessita. Muito pelo contrário, ainda há muitas dúvidas sobre a forma correta de usar este tipo de câmbio.
Para começar, vamos explicar na sequência o que cada letra significa.
Entenda o significado de cada letra no câmbio automático
Antes de mais nada é preciso entender o que significa cada letra do câmbio automático. Para começar saiba que todo câmbio automático possui quatro posições: P, R, N e D. Veja abaixo o significado de cada uma delas:
- D (Drive): é acionada antes do motorista começar a dirigir o veículo.
- R (Ré): serve para engatar a marcha a ré.
- N (Neutro): serve como o ponto morto.
- L (Low) indicada para subidas acentuadas
- S (Sport) feito para uma condução mais esportiva.
- P (Parking): deve ser engatada quando o veículo estiver estacionado (normalmente antes de ser desligado) e com o freio de estacionamento acionado.
Dicas para usar o câmbio automático corretamente
- Não acelere o pedal sem ter colocado primeiro o câmbio em D ou R;
- Sempre pare o veículo por completo antes de trocar a posição D (Drive) para R (Ré);
- Para estacionar, segure o carro primeiro com o freio de estacionamento e somente depois coloque no P (Parking);
- Nunca coloque o câmbio em N (Neutro) com o câmbio em movimento, os danos podem ser perigosos e prejudiciais ao sistema, que pode sofrer um dano irreversível;
- Evite segurar o carro no acelerador ao parar em subidas com semáforos. Afinal, isso pode superaquecer os componentes do câmbio;
- Não acelere o pedal sem ter colocado primeiro o câmbio em D ou R;
- A posição P (Parking) nunca deve ser engatada com o carro em movimento;
- A manutenção periódica da troca de óleo é essencial para a saúde do seu câmbio automático, então é necessário mantê-la em dia.
- Não precisa colocar o câmbio em N (Neutro) quando parar em semáforos, apenas segure o carro com o pé no freio;
- Use a L (Low) somente em subidas acentuadas, pois uma vez que, o veículo está nesta posição, o câmbio “trava” a primeira marcha para fazer com que ele suba com maior facilidade.
O post Qual é a forma correta de usar o câmbio de um carro automático? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/16/carros-e-tecnologia/qual-e-a-forma-correta-de-usar-o-cambio-de-um-carro-automatico/