A linha Pixel – os celulares do Google – ganhou acesso à versão Android 15 Beta 2, apresentada no Google I/O 2024. E a big tech disponibilizou a primeira versão beta do Android 15 fora do ecossistema Pixel, para celulares de marcas como Lenovo e Xiaomi.
Os destaques da versão beta do Android 15 (e do Android 15 Beta 2):
- O Google disponibilizou a versão beta do Android 15 para celulares de marcas como Lenovo e Xiaomi, além dos dispositivos Pixel – esses receberam acesso à versão Android 15 Beta 2, conforme anunciado no Google I/O 2024;
- Embora não apresente grandes mudanças visuais, o Android 15 promete melhorias significativas em desempenho e qualidade de vida para os usuários, conforme anunciado pelo Google;
- Outra novidade anunciada no Google I/O para Android foi o “Theft Detection Lock”, espécie de “modo ladrão”. Essa funcionalidade usa IA para bloquear a tela do celular se detectar que foi arrancado abruptamente da mão do usuário. E estará disponível em dispositivos a partir do Android 10 ainda em 2024;
- Já em relação ao Android 15 Beta 2, os destaques incluem o redesign do menu de volume com elementos do Material You, novas funcionalidades como atalhos para a Legenda Instantânea e comutador de saída de áudio, e uma modificação no funcionamento do Bluetooth que reativa automaticamente na manhã seguinte se desativado.
O Android 15, apesar de não apresentar grandes mudanças visuais, promete melhorias significativas em termos de desempenho e qualidade de vida para os usuários. Pelo menos, segundo o Google.
Leia mais:
- Fala AI: As incríveis novidades do Google I/O 2024
- Como verificar informações e imagens falsas no Google
- Como agrupar fotos semelhantes no Google Fotos?
Até a publicação desta nota, a versão beta do Android 15 estava disponível para celulares das fabricantes abaixo:
- Honor;
- IQOO;
- Lenovo;
- Nothing;
- OnePlus;
- Oppo;
- Realme;
- Sharp;
- Tecno;
- Vivo;
- Xiaomi.
Google lança modo antirroubo para Android
O Google I/O revelou uma funcionalidade de segurança chamada “Theft Detection Lock”, espécie de “modo ladrão”. Isso porque o recurso bloqueia a tela do celular se detectar que o aparelho foi arrancado abruptamente da mão do usuário.
Como? Inteligência artificial, claro. “Esse recurso usa a IA do Google para detectar se alguém arranca seu telefone de sua mão e tenta correr, andar de bicicleta ou ir embora”, explica a big tech.
O “modo ladrão” será disponibilizado em dispositivos a partir do Android 10 ainda em 2024.
Android 15 Beta 2 traz design repaginado de funções
Um dos destaques da atualização Android 15 Beta 2 é o design repaginado do menu de volume (veja abaixo).
O novo design adiciona elementos do Material You à interface, tornando os controles deslizantes de volume maiores e com cores mais vibrantes. Mas as funcionalidades básicas continuam iguais.
Além disso, o menu de volume atualizado inclui novas funcionalidades como um atalho para a Legenda Instantânea e um comutador de saída de áudio, que facilita a troca de dispositivos de saída de som. Também há um controle deslizante para volume de transmissão, que aparece conforme necessário.
Outra mudança importante introduzida no Android 15 Beta 2 é a modificação no funcionamento do Bluetooth (veja acima). Agora, se o Bluetooth for desativado, ele será reativado automaticamente na manhã seguinte.
Este ajuste já está ativo por padrão no Android 15 Beta 2 e é semelhante a uma funcionalidade encontrada no iOS da Apple, embora no iPhone a reativação automática seja mais complicada de desativar.
O post Google I/O 2024 anuncia modo antirroubo e Android 15 Beta 2 apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/05/16/pro/google-i-o-2024-anuncia-modo-antirroubo-e-android-15-beta-2/