
A tradicional Festa da Juçara chega à sua 56ª edição neste domingo (5/10).
Realizada no Parque da Juçara, no bairro Maracanã (zona rural de São Luís), a celebração se estende até o dia 26 de outubro e promete ser a maior da história, com uma programação diversificada, nova estrutura e o mesmo compromisso com a valorização das tradições locais.
Idealizada em 1970 pela professora Rosa Mochel, que percebeu a abundância de juçarais na região, a festa se consolidou como um símbolo da identidade cultural do Maranhão.
Ao longo das décadas, o evento tornou-se ponto de encontro de famílias e admiradores da culinária típica, que tem na combinação de juçara, farinha d’água e camarão seco um de seus sabores mais marcantes.
Estrutura e Programação
A edição de 2025 é apoiada pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA) e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Ela vai contar com 50 barracas padronizadas e com o Programa Mais Renda, que oferecerá variações de pratos preparados com a fruta símbolo do evento.
Além disso, haverá feira de artesanato e apresentações culturais em dois grandes espaços:
Arena Gastronômica Rosa Mochel: voltada à gastronomia e às manifestações culturais;
Arena Cultural Juçara com Farinha: dedicada aos grandes shows de artistas maranhenses.
O público poderá desfrutar das atrações da arena gastronômica das 11h às 23h, enquanto a arena cultural funcionará das 16h às 23h. A expectativa é que mais de 8 mil pessoas participem do evento a cada domingo.
Tradição e Novidades
Entre os destaques desta edição estão o retorno da missa de abertura, retomando um dos símbolos de fé e união comunitária, e a implantação de um palco 360º, que proporcionará maior proximidade entre artistas e público.
Além de celebrar a cultura popular, a Festa da Juçara segue como importante motor de geração de renda e fortalecimento da economia local na zona rural da capital.
Programação oficial – 56ª Festa da Juçara
Arena Gastronômica Rosa Mochel
9h – Santa Missa
13h – Charlinho Dias
16h – Samba de Mina
18h – Lúcio Cordas
20h – BMB Brilho da Ilha
21h – BMB Santa Fé
22h – Bruno Shinoda
Arena Cultural Juçara com Farinha
16h – Japa do Arrocha
18h – Jhony Boy
20h – Groovaê
22h – Eilima Vasconcelos
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/56a-festa-da-jucara-celebra-tradicao-e-inovacao-no-maracana/