
O Concurso Público Nacional Unificado, coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e executado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), terá forte impacto no Maranhão.
Ao todo, 25.253 pessoas candidatas confirmaram inscrição para a prova objetiva, que será realizada neste domingo (5) em nove municípios. Deste total, 15.331 são mulheres, enquanto 9.922 são homens.
“Quanto mais diverso forem os servidores e servidoras públicas, mais eles conhecem a nossa realidade, mais eles trazem outras formas de olhar a política pública”, disse a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck.
Participação no Maranhão
Em Maranhão, a mobilização será significativa:
- Total de pessoas candidatas inscritas: 25.253
- Percentual em relação ao total nacional: 3,33%
- Número de cidades onde serão aplicadas as provas: 9
- Municípios com locais de provas: Bacabal, Balsas, Caxias, Chapadinha, Imperatriz, Pinheiro, Presidente Dutra, Santa Inês, São Luís
- Número de locais de prova: 38
- Principal polo de aplicação: São Luís – Uniceuma (Campus Renascença) com 6.298 inscritos
- Bloco mais concorrido: Bloco 9 – Intermediário – Regulação com 6.193 participantes
Distribuição das vagas para o estado
O CNU representa uma oportunidade concreta de ingresso em cargos federais com lotação no Maranhão. Há vagas específicas para o estado no Comando da Aeronáutica e nos ministérios da Pesca e do Desenvolvimento Agrário.
O interesse da maioria dos participantes, contudo, se volta para oportunidades de âmbito nacional, especialmente para as vagas de nível intermediário voltadas para completar o quadro de servidores das agências reguladoras
Diversidade e inclusão no Maranhão
O edital do CPNU 2 estabelece políticas afirmativas que asseguram reserva de vagas e tratamento equitativo para grupos historicamente excluídos. No Maranhão:
- Pessoas negras inscritas: 8.405 inscritos, o que corresponde a 3,99% do total nacional nesta categoria.
- Pessoas indígenas inscritas: 147 inscritos, o que corresponde a 2,21% do total nacional nesta categoria.
- Pessoas quilombolas inscritas: 412 inscritos, o que corresponde a 8,23% do total nacional nesta categoria.
- Pessoas com deficiência inscritas: 840 inscritos, o que corresponde a 2,80% do total nacional nesta categoria.
Horários
Os portões de todos os locais serão abertos às 11h30 e as provas começam às 13h. No Maranhão, que segue o horário oficial de Brasília, os portões serão fechados às 12h30 (horário local).
- Nível Superior: das 13h às 18h (horário de Brasília)
- Nível Intermediário: das 13h às 16h30 (horário de Brasília)
- Fechamento dos portões: 12h30 (horário de Brasília)
Cartão de confirmação: disponível em https://conhecimento.fgv.br/cpnu2.
Documentos aceitos: originais com foto, inclusive versões digitais nos aplicativos oficiais GOV.BR (CNH, e-Título, Carteira de Identidade Digital). Não serão aceitas cópias, fotos ou capturas de tela.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/concurso-nacional-unificado-mais-de-25-mil-inscritos-farao-as-provas-neste-domingo-no-maranhao/