6 de outubro de 2025
CNU 2025: veja dicas imperdíveis para quem vai fazer a
Compartilhe:

O gabarito preliminar das provas objetivas da segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2), realizado neste domingo (5), foi disponibilizado às 10h desta segunda-feira (6).
O Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que, devido aos quatro tipos de prova aplicados para cada um dos nove blocos temáticos (Tipo 1, Tipo 2, Tipo 3 e Tipo 4), foram divulgados, no total, 36 gabaritos preliminares das provas objetivas do certame.

Os candidatos podem verificar os resultados e os diversos cadernos de provas no site oficial da Fundação Getulio Vargas (FGV), responsável pela organização, na Página de Acompanhamento, utilizando o login da conta Gov.br. A publicação dos cadernos de provas atende a uma medida de segurança, conforme anunciado pela ministra Esther Dweck.

O prazo para interposição de recursos contra as questões ou gabaritos inicia à 0h desta terça-feira (7) e se encerra às 23h59 de quarta-feira (8), devendo ser feito também na Página de Acompanhamento.

Abstenção menor e próximos passos

A ministra Esther Dweck informou, na noite de domingo, que o índice de abstenção da segunda edição do CPNU ficou em 42,8%. Dos 761.545 inscritos, mais de 435 mil compareceram à prova objetiva, um percentual de ausentes significativamente menor do que os 54% registrados na primeira edição do CNU, em 2024. A ministra classificou a primeira fase como tranquila.

O cronograma oficial do CPNU 2025 prevê a divulgação das notas finais das provas objetivas e a convocação para a segunda fase em 12 de novembro. Nesta mesma data, serão feitas as convocações para a avaliação de títulos, e para os procedimentos de verificação da condição de cotista (racial e PCD).

A prova discursiva será aplicada em 7 de dezembro, exclusivamente para os candidatos convocados. O resultado preliminar da discursiva sairá em 23 de janeiro, iniciando-se, em seguida, três chamadas de confirmação de interesse. A lista final, após a terceira confirmação, será divulgada em 16 de março, quando terão início as convocações para nomeação ou para o curso de formação.

A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado oferece 3.652 vagas em 32 órgãos federais, sendo 3.144 para o nível superior e 508 para o nível intermediário. Desse total, 2.480 são vagas imediatas e 1.172 para preenchimento no curto prazo após a homologação.

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/cnu-2025-gabarito-preliminar-e-divulgado/