
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) divulgou seu edital nº 175 para contratação de pessoal para o corpo docente. O processo seletivo IFPB oferece 10 vagas de caráter imediato.
continua depois da publicidade
Todas as oportunidades são temporárias para o cargo de Professor Substituto de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. A lotação será em sete municípios: Campina Grande, Guarabira, Itaporanga, João Pessoa, Patos, Picuí e Sousa.
Detalhes das vagas
Para concorrer às vagas do processo seletivo IFPB, é preciso ter nível superior que garanta habilitação nas áreas de Sociologia, Informática, Engenharia Civil, Química, Educação Física, Medicina Veterinária e História.
A remuneração inicial prevista é de R$ 4.326,60 por mês, considerando jornadas de 40 horas de trabalho semanal.
continua depois da publicidade
Período de inscrição

Processo seletivo IFPB será realizado em duas etapas. Foto: Montagem / Concursos no Brasil
As inscrições poderão ser realizadas entre os dias 07 e 12 de outubro de 0225, até as 23h59 da data final conforme horário local. A solicitação deverá ser feita pela Internet, no site da instituição de ensino.
Além de preencher as informações na ficha eletrônica, os candidatos precisam anexar documento de identidade oficial com foto e pagar uma taxa de R$ 100,00 gerada por meio de boleto.
Etapas de classificação
A primeira fase do processo seletivo IFPB consistirá numa prova de desempenho didático, composta por aula expositiva por meio de videoconferência. O objetivo é avaliar a capacidade pedagógica, habilidades técnicas e domínio do conteúdo.
continua depois da publicidade
A segunda etapa prevista é de prova de títulos, baseada em documentação que precisa ser entregue via Internet. A pontuação vai considerar critérios de:
- Título de Doutor;
- Título de Mestre;
- Título de Especialista;
- Exercício de Magistério em educação profissional, científica e tecnológica;
- Exercício de Magistério em educação superior;
- Exercício de Magistério em educação de ensino médio e/ou profissional técnica;
- Publicação de livro, capítulo de livro, trabalho científico;
- Orientação em projeto de iniciação científica, monografia de graduação, dissertação de mestrado e/ou tese de doutorado;
- Autoria ou coautoria de projeto de extensão;
- Experiência profissional não acadêmica e de gestão acadêmica;
- Diploma de nível técnico;
- Comprovante de monitoria.
Fonte: https://concursosnobrasil.com/concursos/pb/2025/10/07/ifpb-abre-10-vagas-de-r-43-mil-mensais-em-novo-edital-de-seletivo/