7 de outubro de 2025
Juiz de Chapadinha alerta sobre tentativas de golpe em nome
Compartilhe:

O juiz da 1ª Vara de Chapadinha, Cristiano Cesar da Silva, comunicou à Diretoria de Segurança Institucional do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) sobre denúncias de tentativas de fraude utilizando o nome do Poder Judiciário na comarca.

Em ofício encaminhado à coronel Claridelma Mesquita, diretora de Segurança Institucional do TJMA, o magistrado solicitou providências urgentes para alertar a comunidade judiciária sobre as ocorrências e evitar que novas fraudes sejam concretizadas.

“Essas ações fraudulentas não só causam prejuízos financeiros aos cidadãos, mas também comprometem a imagem e a confiança da população na instituição do Poder Judiciário”, destacou o juiz no documento.

Golpes por aplicativos

Segundo relatos recebidos pela comarca de Chapadinha, criminosos têm se passado por juízes e servidores da Justiça, utilizando o brasão do Estado e o nome do Tribunal em conversas por aplicativos de mensagens. O objetivo é obter transferências bancárias das vítimas, sob o pretexto de liberar valores judiciais ou garantir a soltura de pessoas presas.

Em um dos casos registrados, no dia 11 de setembro de 2025, uma pessoa caiu no golpe ao acreditar que um juiz havia determinado o livramento condicional de um preso mediante o pagamento de uma suposta multa de R$ 250,00. A vítima realizou a transferência após receber a mensagem falsa.

Providências e orientações

Diante da gravidade da situação, o juiz Cristiano Cesar solicitou investigações sobre os crimes e medidas para reforçar a segurança das comunicações e sistemas utilizados pelo Tribunal.

Embora o Judiciário local não tenha comunicado diretamente à Polícia Civil, algumas partes prejudicadas foram orientadas por seus advogados a registrar boletins de ocorrência na delegacia da cidade.

O Tribunal de Justiça do Maranhão reforça que não realiza cobranças ou solicitações de pagamento por meio de aplicativos de mensagens. Todos os procedimentos financeiros relacionados a processos judiciais devem ser feitos exclusivamente por guias oficiais emitidas pelo sistema do Tribunal e pagas na rede bancária autorizada.

*Fonte: TJMA

AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/10/juiz-de-chapadinha-alerta-sobre-tentativas-de-golpe-em-nome-do-poder-judiciario/