9 de outubro de 2025
Fim de ano chegando: começa a busca pelo emprego temporário
Compartilhe:

O Maranhão encerrou o mês de agosto deste ano com saldo positivo de 3.149 postos de trabalho formais, resultado de 25.262 admissões e 22.113 desligamentos, segundo a Nota de Mercado de Trabalho, elaborada mensalmente pelo Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC). Os números foram divulgados nesta quarta-feira (08).

O desempenho marca o oitavo mês consecutivo de expansão na geração de empregos no estado, refletindo o momento favorável de diversos segmentos da economia maranhense.

De acordo com a análise do IMESC, quatro setores se destacaram pela criação de novas vagas: Serviços (+1.552 vínculos), Comércio (+1.352), Indústria (+396) e Construção (+130). Em contrapartida, a Agropecuária apresentou retração, com perda de 423 postos de trabalho com carteira assinada.

“O Maranhão segue demonstrando a força de sua economia e a capacidade de gerar oportunidades para a população. Pelo oitavo mês consecutivo, o estado registra saldo positivo na criação de empregos formais, reflexo do dinamismo de setores como Serviços, Comércio, Indústria e Construção. Esse resultado mostra que as políticas públicas e os investimentos em curso têm contribuído para fortalecer o mercado de trabalho e promover o desenvolvimento econômico sustentável do Maranhão”, destacou Dionatan Carvalho, presidente do Imesc.

O setor de Serviços foi o principal responsável pelo saldo positivo, impulsionado por atividades como “Regulação das Atividades de Saúde, Educação, Serviços Culturais e Sociais” (+249 vínculos); “Suporte Técnico e Manutenção em Tecnologia da Informação” (+189); “Atividades de Apoio à Gestão de Saúde” (+160) e “Transporte Rodoviário de Carga”(+160).

No Comércio, o crescimento foi estimulado principalmente pelos “Supermercados” (+443 vínculos) e pelo “Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos” (+143). Já na Indústria, destacaram-se a “Fabricação de Produtos Alimentícios” (+181 vínculos) e a “Metalurgia” (+115).

Com o saldo positivo registrado em agosto, o número total de trabalhadores maranhenses com vínculo formal chegou a 685.492 pessoas. O levantamento completo está disponível para consulta no site do Imesc.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/cidades/2025/10/estado-do-maranhao-registra-oitavo-mes-seguido-de-expansao-na-geracao-de-empregos/