9 de outubro de 2025
Círio de Nazaré começa nesta quinta (9) no bairro do
Compartilhe:

“Desperta irmão, vem alegrar o teu coração, renova a esperança e aumenta tua fé na festa da luz, Círio de Nazaré”, este refrão cativante resume o bairro do Cohatrac durante o mês de outubro. O Círio de Nazaré é uma das maiores festas religiosas de São Luís reunindo mais 100 mil devotos, além de voluntários, colaboradores e autoridades.

Nesses onze dias haverá diariamente, reza de Terço, Missas, Adorações ao Santíssimo e Confissões. Neste ano, a Festa da Luz tem como tema “Tudo está consumado”.

De acordo com o reitor do Santuário Nossa Senhora de Nazaré, padre Flávio Marques Colins, o número e o tema fazem referência aos anos da fundação da paróquia e a idade de Cristo. “Essa idade, é claro, nós comemoramos a redenção da humanidade e isso está expresso inclusive no nosso tema, o tema do Círio esse ano é “Tudo está consumado”. Última palavra de Jesus na cruz, segundo o Evangelho de São João. E então, refletir sobre essa idade de Cristo a partir desse tema significa reconhecer a grande obra de salvação do mundo inteiro que se inicia desde a criação do mundo”, explica o pároco.

Romaria segue até o Santuário de Nazaré

(Foto: Ascom/Santuário de Nazaré)

No dia 11 de outubro acontecerá a Tradicional Romaria, saindo às 23h, da igreja Nossa Senhora do Carmo, no Centro, com breves paradas nas igrejas ao longo do percurso, até o Santuário de Nazaré, no Cohatrac, onde às 6h da manhã, os devotos participarão da Missa dos Romeiros.

No sábado, 18 de outubro, será o dia do translado da imagem para a igreja Nossa Senhora do Perpetuo Socorro (na Cohab) em uma procissão luminosa, denominada Procissão da Luz.

O encerramento será no dia 19 de outubro com a grande procissão do Círio, que sairá da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Cohab, para o Santuário de Nazaré, onde a Festa será finalizada com uma celebração eucarística. A programação do Círio será transmitida pelas redes sociais do Santuário.

Primeira Romaria Marítima

O Círio traz este ano uma novidade: a realização da primeira Romaria Marítima, que acontecerá no dia 25 de outubro. Padre Flavio explica que a Romaria Marítima “se inspira, é claro, também no Círio de Belém, onde acontece tradicionalmente o Círio fluvial”

E que a realização da romaria era um desejo antigo, pois o Círio busca diálogo com os setores e categorias da sociedade. “Portanto, a Romaria Marítima será maneira de a gente envolver também a comunidade náutica. Nossa expectativa é ter muita gente, é exemplo daquilo que já acontece com a procissão de São Pedro. Então, ter ali todo mundo representando, é claro, aqueles que vivem do mar”.

Patrimônio do Maranhão

O Círio de Nazaré já consta no calendário oficial de eventos do Estado do Maranhão (Lei n. 10768/2017); tornou-se Patrimônio Imaterial e Cultural do Maranhão (Lei n. 11.127/2019) e foi reconhecido como Manifestação da Cultura Nacional (Lei 14.729/2024).

Se inspira, é claro, também no Círio de Belém, onde acontece tradicionalmente o Círio fluvial

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/cirio-de-nazare-comeca-nesta-quinta-9-no-bairro-do-cohatrac-em-sao-luis/