10 de outubro de 2025
Brasil recebe primeira remessa de antídoto contra intoxicação por metanol
Compartilhe:

O Ministério da Saúde recebeu nesta quinta-feira (9), no Aeroporto de Guarulhos (SP), a primeira remessa do antídoto fomepizol, utilizado no tratamento de pacientes intoxicados por metanol. O lote, com 2,5 mil unidades, será distribuído em todo o país, priorizando os estados que registraram maior número de casos ligados à ingestão de bebidas alcoólicas adulteradas, produzidas de forma clandestina.

De acordo com a pasta, 1,5 mil ampolas já começaram a ser distribuídas. O estado de São Paulo, que concentra o maior número de ocorrências, receberá 288 unidades. Outros estados também foram contemplados, como Pernambuco (68), Paraná (84), Rio de Janeiro (120), Rio Grande do Sul (80), Mato Grosso do Sul (20), Piauí (24), Espírito Santo (28), Goiás (52), Acre (16), Paraíba (28) e Rondônia (16).

Maranhão

O Maranhão também está incluído na distribuição e receberá 48 unidades do antídoto fomepizol. Mesmo sem registros expressivos de casos, o estado será contemplado dentro da estratégia de prevenção do Ministério da Saúde, que prevê o envio a todas as regiões do país para garantir resposta rápida em eventuais emergências.

A segunda etapa da entrega será realizada nesta sexta-feira (10), ampliando o envio inclusive para estados sem notificações de intoxicação. O ministério manterá ainda mil ampolas em estoque para uso emergencial, conforme a demanda de cada localidade.

O quantitativo de doses enviado a cada estado foi definido com base em dados populacionais do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Etanol farmacêutico

Além do fomepizol, o etanol farmacêutico também pode ser utilizado no tratamento de intoxicações por metanol, devendo ser administrado exclusivamente por equipes médicas. O produto será reforçado por uma doação de 12 mil ampolas feita pela empresa brasileira Cristália Produtos Químicos e Farmacêuticos, somando-se às 4,3 mil já disponibilizadas ao SUS em parceria com os hospitais universitários federais e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

*Fonte: Agência Brasil

AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/10/brasil-recebe-primeira-remessa-de-antidoto-contra-intoxicacao-por-metanol/