10 de outubro de 2025
Compartilhe:
Foto: SDU Norte
Na categoria “Infraestrutura mais segura para um mundo em mudança”, Teresina concorre com projetos da China, Colômbia e Rio de Janeiro

projeto “Lagoa de São Joaquim – Infraestrutura Verde e Resiliência Climática”, desenvolvido pela Agenda Teresina 2030, é um dos finalistas do Prêmio Bloomberg Philanthropies Local Leaders 2025.  O anúncio dos finalistas foi feito nesta quinta-feira (9) e a premiação reconhece políticas, projetos e programas liderados por governos locais que se destacaram no enfrentamento às mudanças climáticas nos últimos três anos.

Teresina concorre na categoria “Infraestrutura mais segura para um mundo em mudança – Protegendo comunidades com sistemas resilientes e preparados para o clima”.

Além da capital piauiense, concorrem na mesma categoria as cidades de Pequim (China), com o projeto Construindo um Centro Administrativo Municipal Resiliente ao Clima; Bogotá (Colômbia), com Revitalização Urbana Resiliente; e o Rio de Janeiro (Brasil), com o Protocolo de Resposta ao Calor Extremo

A iniciativa representa o compromisso da capital piauiense em transformar áreas urbanas degradadas em espaços públicos sustentáveis e acolhedores. O projeto da Lagoa de São Joaquim tem foco na criação de um microclima mais agradável e na oferta de um ambiente planejado especialmente para crianças da primeira infância, aliando arquitetura, natureza e bem-estar social.

Atualmente, a obra está sendo executada pela Superintendência de Desenvolvimento Urbano Norte (SDU Norte). A ação dá continuidade ao legado do Programa Lagoas do Norte, pioneiro em iniciativas de adaptação climática em um período em que poucas cidades do mundo investiam em intervenções urbanas voltadas para a crise do clima.

“Esse é um projeto especial que a cidade vai ganhar, principalmente as crianças daquela região, que até pouco tempo viviam uma realidade social bastante desafiadora. É o resultado de um programa ousado e inovador por integrar diversos eixos — social, saneamento, modernização da gestão pública e requalificação urbana e ambiental —, como foi o Lagoas do Norte, executado junto ao Banco Mundial”, destacou Leonardo Madeira, coordenador da Agenda Teresina 2030.

As categorias do Prêmio Bloomberg Philanthropies Local Leaders 2025 estão alinhadas com as prioridades da presidência da COP30, transição energética justa, adaptação climática, saúde pública e parcerias multiníveis,  e valorizam soluções locais ousadas e inovadoras para o enfrentamento da crise climática.

“A mudança climática é um desafio global, mas soluções eficazes muitas vezes começam no nível local, onde grandes ideias podem criar raízes e se espalhar de cidade para cidade”, afirmou Michael R. Bloomberg, Enviado Especial do Secretário-Geral da ONU para Ambição e Soluções Climáticas e fundador da Bloomberg Philanthropies.

“Cada um desses finalistas está tomando medidas ousadas para reduzir emissões, melhorar a saúde pública e impulsionar o crescimento econômico – demonstrando o quanto é possível avançar quando líderes de diferentes setores e regiões trabalham juntos”, concluiu.

Fonte: Semcom