O filme “A Grande Entrevista” estreou no catálogo da Netflix em 5 de abril de 2024 e chamou a atenção de quem não conhece a história por trás da produção. Para quem não sabe, o longa se baseou nos fatos reais ocorridos em 2019, quando o Príncipe Andrew concedeu uma entrevista polêmica para o jornal Newsnight da BBC.
“A Grande Entrevista” retrata os bastidores dos profissionais que trabalharam para conseguir o depoimento bombástico do filho da rainha Elizabeth II, na época envolvido em um escândalo público relacionado à sua ligação com Jeffrey Epstein.
Leia mais:
- Os 10 melhores filmes baseados em fatos reais
- Entrevista para escritório de Bill Gates trazia perguntas explícitas para mulheres
- “True crime”: dez produções da Netflix sobre crimes reais
Entenda o caso
Jeffrey Epstein foi um bilionário, investidor de sucesso e também professor de matemática e física da escola Dalton School, em Nova York. Tinha excelente relacionamento com personalidades da esfera política e artística mundial, incluindo o Príncipe Andrew.
Epstein gastou sua fortuna com propriedades milionárias, onde recebia celebridades, artistas e políticos. Mas tudo começou a desmoronar em 2005, quando veio à tona o caso de abuso sexual de uma menina de 14 anos. A garota contou o ocorrido e identificou outros dois menores que estavam na mansão do bilionário em Palm Beach. Era só a ponta do iceberg.
Um relatório do Miami Herald analisou mais de 2.000 documentos, e-mails e provas da investigação federal envolvendo outras meninas da área pobre do local. Epstein teria dado dinheiro em troca de uma massagem em sua residência, oferta que na maioria dos casos terminava em algum tipo de troca sexual. A polícia encontrou fotos de garotas por toda a casa. Mas tudo terminou em um acordo com os promotores, que livrou Epstein da prisão perpétua e manteve seus bens.
Virginia Giufree ficou conhecida por ser uma das vítimas de tráfico sexual infantil elaborado por Jeffrey Epstein. Em várias entrevistas, Virginia afirmou que o Príncipe Andrew chegou a abusar sexualmente dela por três vezes, na época ela tinha 17 anos.
Em 2022, ambos firmaram um acordo extrajudicial, que segundo a imprensa, chegou ao valor de 12 milhões de libras, o que equivalente a R$ 75 milhões.
Jeffrey Epstein foi acusado de traficar dezenas de meninas, explorá-las, abusar sexualmente delas e até pagá-las para procurarem outras adolescentes. Na sua última aparição no tribunal, em julho de 2019, determinou-se que passaria pelo menos um ano na prisão, à espera do julgamento que aconteceria no verão de 2020. O empresário sempre negou qualquer irregularidade e se declarou inocente das acusações contra ele. Em agosto de 2019, Epstein foi encontrado morto em sua cela.
A grande entrevista
A entrevista real (verdadeira e com o monarca, não resisti ao trocadilho) ocorreu em novembro de 2019 durante a participação do Príncipe Andrew no programa ‘Newsnight’, da BBC. Ele foi questionado a respeito de sua aproximação com Jeffrey Epstein e as alegações de Virginia Giuffre.
A entrevista foi concedida à jornalista Emily Maitlis, interpretada por Gillian Anderson no filme. Andrew, papel de Rufus Sewell, relembrou um encontro que teve com Epstein em 2010. Naquele ano, o magnata já havia sido condenado.
Andrew disse que o encontro foi marcado para encerrar a amizade e que não faria esse tipo de comunicado por telefone. O príncipe também se pronunciou a respeito das acusações de Virginia Giuffre. Ela havia dito que conheceu o membro da família real em Londres em 2001. Contou que eles jantaram, foram até uma boate e depois tiveram relações sexuais na residência de Ghislaine Maxwell, ex-namorada de Epstein. O filho da Rainha seguiu com declarações infelizes e polêmicas durante o programa, o que repercutiu em uma imagem muito negativa perante o público.
“A Grande Entrevista”
Ainda que o título enfatize o episódio verídico, o filme retrata mais os bastidores do fato. O longa é uma adaptação do livro “Scoops: Behind The Scenes of the BBC’s Most Shocking Interviews”, a produção também conta com Billie Piper como Sam McAlister, produtora da BBC que escreveu a obra, e Keeley Hawes como Amanda Thirsk, secretária de Andrew.
Assista aqui o vídeo em que a Netflix mostra em detalhes a transformação de Rufus Sewell para viver o príncipe Andrew em “A Grande Entrevista”.
O post A Grande Entrevista é baseado em história real? apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2024/04/09/cinema-e-streaming/a-grande-entrevista-e-baseado-em-historia-real/