11 de outubro de 2025
Maranhão realiza maior força-tarefa contra crimes sexuais e devedores de
Compartilhe:

Na Semana da Criança, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) deflagrou a maior força-tarefa policial de combate a crimes sexuais contra crianças e adolescentes e a devedores de pensão alimentícia. Até o momento, a operação resultou na prisão de 60 pessoas, com diligências em andamento para localizar os demais alvos.

Os mandados são cumpridos em cerca de 30 municípios, incluindo São Luís e cidades da Grande Ilha, além de seis estados — Piauí, Pará, Pernambuco, Tocantins, Goiás e São Paulo.

“Esta é uma ação muito importante, planejada para tirar de circulação criminosos que atentaram sexualmente contra crianças e adolescentes. Além desses, também temos como alvos os devedores de pensão alimentícia, com débitos altos e que, agora, para sair da cadeia, vão ter de pagar o que devem”, destacou o secretário da Segurança Pública, Maurício Martins.

Na Grande Ilha, onde se concentram 35 alvos, a operação mobiliza 130 agentes das Polícias Civil e Militar e da Força Estadual de Segurança, com apoio do Centro Tático Aéreo (CTA). As equipes iniciaram as ações nas primeiras horas desta quinta-feira (9) e permanecem em campo.

Entre as cidades com prisões já confirmadas estão Timon, Caxias, Cantanhede, Coroatá, Cururupu, Parnarama, Pedreiras, Santa Inês, Rosário e Santa Rita. A maioria das prisões foi motivada por atraso no pagamento de pensão alimentícia. Em Rosário, um homem foi preso por estupro de vulnerável.

Casos semelhantes também foram registrados em Caxias — envolvendo uma vítima de 16 anos — e em Cururupu. Já em São Luís e Caxias, dois alvos com mandados expedidos foram localizados, mas já estavam falecidos.

A operação ainda alcançou outros estados, com prisões em Caruaru (PE), Altos (PI), São Paulo (SP), Ananindeua (PA) e Luziânia (GO).

“Seguiremos com as ações para capturar os demais alvos desta operação e garantir justiça às vítimas, ao passo que continuaremos com a Operação Captura também no combate a outros crimes”, afirmou o delegado-geral da Polícia Civil do Maranhão, Manoel Almeida.

A força-tarefa faz parte da Operação Captura, iniciada no fim de agosto, que já contabiliza mais de 1.400 prisões em todo o estado, com foco na prevenção de reincidências e fortalecimento da segurança pública.

Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/maranhao-realiza-maior-forca-tarefa-contra-crimes-sexuais-e-devedores-de-pensao/