10 de outubro de 2025
Israel e Hamas assinam primeira fase de acordo de cessar-fogo
Compartilhe:

O grupo Hamas anunciou nesta quinta-feira (9) o fim do conflito armado com Israel na Faixa de Gaza, declarando um cessar-fogo permanente após quase um ano de confrontos. O anúncio ocorre um dia após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ter antecipado a existência de um acordo de paz entre as partes.

De acordo com o negociador-chefe do Hamas, Khalil al-Hayya, o grupo recebeu garantias de mediadores internacionais e do governo americano de que o cessar-fogo será mantido. Ele afirmou ainda que o movimento continuará atuando politicamente “em prol dos interesses do povo palestino”.

O acordo prevê, entre outros pontos, a libertação dos reféns mantidos pelo Hamas desde 7 de outubro de 2023 e o recuo das tropas israelenses posicionadas na Faixa de Gaza.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou o resultado das negociações como um “sucesso diplomático” e agradeceu aos mediadores envolvidos. Já o Hamas expressou gratidão a Trump, além de destacar o papel do Catar, Turquia e Egito nas tratativas.

Até o momento, os detalhes sobre os termos do tratado e o cronograma de implementação do cessar-fogo não foram divulgados oficialmente pelas autoridades envolvidas.

*Fonte: Correio Braziliense

AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/mundo/2025/10/hamas-anuncia-cessar-fogo-permanente-e-declara-fim-da-guerra-em-gaza/