
O Maranhão será representado nos Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s) de 2025 em Uberlândia (MG) por um talento descoberto no projeto social “Farol dos Campeões”, mantido pelo Porto São Luís. A atleta Rayara Rocha Ferreira, de apenas 14 anos, que garantiu sua vaga ao medalhar nos Jogos Escolares Maranhenses (JEM’s), integrará a seleção de judô do estado na Categoria Sub 15 Infantil. A competição nacional reúne os melhores atletas escolares do país e acontece até 28 de outubro.
Moradora da Prainha, comunidade do Cajueiro, Rayara viu sua vida transformada em menos de dois anos após ser convidada para participar da escolinha de judô. Em clima de JEB’s, a jovem viaja nesta segunda-feira (13) com a comissão maranhense, acompanhada pelo Sensei e um familiar, tendo o patrocínio completo do Porto São Luís. A coordenadora socioambiental da empresa, Lívia Cândice, também acompanhará a viagem e elogiou a dedicação da judoca.
“O eixo do esporte está integrado ao Programa Social do Porto São Luís, com o objetivo de proporcionar uma melhor qualidade de vida e de saúde a crianças e jovens; e também, incentivando a educação, a disciplina e a formação desses jovens,” destacou Lívia. Ela ressaltou que as famílias estão integradas ao projeto e que a empresa acompanhará de perto a primeira participação de Rayara no JEB’s, reconhecendo sua franca evolução.
Criado e mantido pelo Porto São Luís, o Projeto Social “Farol dos Campeões” utiliza o esporte como ferramenta de inclusão e transformação. A iniciativa beneficia 60 crianças e jovens com idades entre 7 e 18 anos, moradores das comunidades do Cajueiro (Praia do Cajueiro, Andirobal, Sol Nascente, Guarimanduba, Egito e Rua Principal), Mãe Chica, Vila Maranhão e Alto da Esperança. As aulas de judô, que são gratuitas, acontecem duas vezes por semana nas instalações do porto e são ministradas pelo Sensei Witaçuci Bezerra.
As conquistas de Rayara Rocha Ferreira simbolizam o potencial transformador de projetos sociais apoiados pela iniciativa privada. Tais ações demonstram o poder de alterar positivamente trajetórias de vida e de revelar e formar talentos em comunidades em situação de vulnerabilidade.
Leia também:
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/talento-do-judo-maranhense-brilha-rumo-aos-tatames-do-jebs-2025/