11 de outubro de 2025
Trump anuncia tarifa de 100% em produtos chineses a partir
Compartilhe:

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou, nesta sexta-feira (10/10) em publicação na sua rede social, a Truth Social, que vai taxar todos os produtos chineses em 100%, além de adotar controles de exportação sobre “qualquer e todo software crítico”. A medida começa a valer a partir de novembro, mas poderá ser adotada antes do previsto “dependendo de quaisquer ações ou mudanças adicionais tomadas”.

O anúncio, veio em tom mais duro, após o líder da maior economia do planeta acusar o governo de Xi Jinping de adotar uma “postura extraordinariamente agressiva em relação ao comércio”.

“Acabamos de saber que a China assumiu uma posição extraordinariamente agressiva em relação ao comércio, enviando uma carta extremamente hostil ao mundo, afirmando que, a partir de 1º de novembro de 2025, imporia controles de exportação em larga escala a praticamente todos os produtos que fabrica, inclusive alguns que nem sequer fabrica. Isso afeta todos os países, sem exceção, e foi obviamente um plano elaborado por eles anos atrás. É algo absolutamente inédito no comércio internacional e uma vergonha moral em relação a outras nações”, escreveu.

Trump também acusou o país de querer controlar a venda de elementos ligados a terras raras e outros minérios similares, além de enviar cartas a outros países anunciando a criação de novos controles de exportação em larga escala sobre todos os produtos que o país asiático fabrica. “Algumas coisas muito estranhas estão acontecendo na China! Eles estão se tornando muito hostis e enviando cartas a países em todo o mundo.”

O republicano também afirmou não ver mais motivos para encontro com o presidente chinês Xi Jinping, marcado para o fim do mês, nos bastidores da Cúpula da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), na Coreia do Sul.

Reação

A nova tarifa, segundo Trump, vai incidir sobre todos os produtos chineses importados pelos EUA e será acrescida às taxas já existentes. “É impossível acreditar que a China teria tomado uma atitude como essa — mas tomou, e o resto é história”, acrescentou.

Mais cedo, nesta sexta-feira, a República Popular da China anunciou que vai taxar navios de propriedade dos EUA ou operados por empresas, organizações ou indivíduos norte-americanos a partir da próxima terça-feira (14/10). O governo de Xi Jinping justificou que as taxas são uma resposta à onda de tarifas anunciadas pelo presidente norte-americano desde abril que, segundo Pequim, violam os princípios do comércio internacional e o acordo de transporte marítimo entre os dois países.

Desde o início do governo Trump, em janeiro deste ano, os dois países acirraram a disputa entre si, com o governo norte-americano implementando uma série de tarifas aos chineses, que também responderam em diversas ocasiões. Em julho, as duas nações chegaram a um acordo comercial, que reduziu consideravelmente as chamadas “tarifas recíprocas”. Mais recentemente, neste mês, a China paralisou a compra de soja dos EUA.

*Fonte: Correio Braziliense

Fonte: https://oimparcial.com.br/economia/2025/10/trump-anuncia-tarifa-de-100-em-produtos-chineses-a-partir-de-novembro/