
Ele é dissimulado. Governador de São Paulo espalha que o presidente Lula caminha para vencer em 2026 para se dar bem
O governador bolsonarista de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem dito a aliados que o presidente Lula (PT) “dificilmente será derrotado” e que a reeleição está “na mão”.
As declarações foram feitas em conversas reservadas após a divulgação da pesquisa Quaest, na quarta-feira (8), segundo a colunista Bela Megale, de O Globo.
O levantamento mostrou que, apesar da queda de 16 pontos na diferença entre aprovação e reprovação em 5 meses, Lula segue na liderança: tem 39% das intenções de voto no primeiro turno, contra 18% de Tarcísio. Em eventual segundo turno, o petista mantém vantagem de 12 pontos sobre o governador.
De acordo com interlocutores, Tarcísio avalia que, dependendo do candidato da direita, Lula pode vencer no primeiro turno.
DISCURSO NEOLIBERAL
Nos bastidores, Tarcísio pondera que o presidente tende a chegar a 2026 com grande passivo fiscal, reflexo do aumento dos gastos públicos e das dificuldades para equilibrar o orçamento.
O que Tarcísio chama de “gasto público” é a agenda social do governo para os mais pobres. Para os trabalhadores, é “gasto público” para os mais afortunados é “investimento”, segundo o pensamento neoliberal.
Essa análise foi feita após o governador liderar a articulação contra a medida provisória que substituía o aumento do IOF e previa elevação de tributos. A manobra, que resultou na derrubada da MP, frustrou o plano do governo de reforçar a arrecadação.
CETICISMO NO CENTRÃO
Líderes do Centrão receberam as declarações de Tarcísio com cautela. Avaliam que ele tenta reduzir o protagonismo nacional e reforçar a imagem de gestor técnico, ao mesmo tempo em que nega interesse no Planalto.
Parlamentares e dirigentes partidários, porém, veem na atuação contra a MP sinal de que o governador ainda mantém o radar no Planalto para 2026. “Ninguém acredita totalmente na desistência dele”, resumiu aliado.
VEJA OS NÚMEROS DA QUAEST
Lula segue na liderança das intenções de voto para 2026 e venceria todos os adversários em eventual segundo turno, segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada na quarta-feira (8).
Mesmo inelegível, Jair Bolsonaro (PL) ainda é testado como referência do campo bolsonarista — e Lula venceria o ex-presidente por 10 pontos percentuais:
· Lula 46% x 36% Bolsonaro — brancos/nulos: 16%; indecisos: 2%.
TARCÍSIO E MICHELLE NÃO EMPOLGAM
Em cenário contra o governador paulista Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula ampliou a vantagem em relação ao mês anterior:
· Lula 45% x 33% Tarcísio, diferença de 12 pontos — era 8 em setembro.
Com a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), o petista ainda lidera, embora tenha visto a distância cair:
· Lula 46% x 34% Michelle, queda de 15 para 12 pontos.
CIRO É QUEM MAIS SE APROXIMA
O adversário mais competitivo seria Ciro Gomes (PDT), que reduziria a diferença para 9 pontos. O cenário mais favorável a Lula é contra o governador gaúcho Eduardo Leite (PSD), em que o petista teria 23 pontos de vantagem.
PRIMEIRO TURNO: LULA ISOLADO NA FRENTE
A pesquisa também simulou o primeiro turno com diferentes nomes bolsonaristas. Em todos, Lula lidera com folga.
Com Jair Bolsonaro na disputa:
· Lula (PT): 35%
· Bolsonaro (PL): 26%
· Ratinho Jr. (PSD): 10%
· Ciro Gomes (PDT): 9%
· Zema (Novo): 3%
· Caiado (União): 3%
Com Tarcísio no lugar de Bolsonaro:
· Lula: 39%
· Tarcísio: 18%
· Ciro: 12%
· Caiado: 4%
· Zema: 4%
Com Michelle Bolsonaro:
· Lula: 36%
· Michelle: 21%
· Ratinho Jr.: 10%
· Ciro: 10%
Com Eduardo Bolsonaro:
· Lula: 35%
· Eduardo: 15%
· Ratinho Jr.: 12%
· Ciro: 11%
PESQUISA EM NÚMEROS
· Período de coleta: 2 a 5 de outubro de 2025
· Amostra: 2.004 entrevistados em todo o País
· Margem de erro: 2,2 pontos percentuais
· Confiança: 95%
Fonte: https://horadopovo.com.br/ninguem-acredita-na-desistencia-dele-diz-aliado-escancarando-a-farsa-de-tarcisio/