11 de outubro de 2025
Estrutura milenar em forma de escorpião pode indicar solstícios
Compartilhe:

Arqueólogos notaram que um morro em forma de escorpião pode estar alinhado com os solstícios. Essa construção faz parte de um sítio arqueológico com cerca de mil anos no México, composto por um complexo de montes e artefatos. A descoberta foi publicada na revista científica Ancient Mesoamerica, em agosto.

Localizado no Vale de Tehuacán, ao norte da Cidade do México, o morro escorpião tem 62 metros de largura. Pesquisadores o encontraram em 2014, junto a dezenas de artefatos em seu “ferrão”, que ajudaram a datar esse local entre os períodos clássico tardio e pós-clássico inicial, cerca de 600 a 1100 d.C.

A descoberta pode indicar que a população mesoamericana comum também tinha conhecimento dos eventos astronômicos, não somente a elite. “É a primeira indicação de que o conhecimento e o controle dos fenômenos cósmicos baseados em observações solares não estavam totalmente sob controle da alta classe”, disse James Neely, líder do estudo e professor de arqueologia na Universidade do Texas em Austin, em uma entrevista ao portal Live Science.

Morro escorpião guardava artefatos milenares em seu “ferrão”. (Imagem: James Neely 2025)

Leia mais

  • Estávamos errados sobre sacríficos humanos na civilização maia; entenda
  • Pedra do Sol asteca revela como e quando será o fim do mundo
  • Conheça a verdade por trás dos famosos crânios de cristal “astecas”

Membros do escorpião estão alinhados aos astros

O morro em forma de escorpião é feito de uma mistura de terra e pedras empilhadas até 80 centímetros de altura. Embora milenar, a estrutura permaneceu quase intacta no decorrer dos séculos.

Junto a mais 12 morros, o escorpião parece fazer parte de um complexo civil de 9 hectares, com covas e fossas de armazenamento. Os pesquisadores acreditam que esse conjunto ajudava os agricultores a saber quando plantar e colher, além de guiar a prática de rituais.

Para entender essa função, a equipe calculou a trajetória do Sol durante os solstícios. “Estimamos que, na manhã do solstício de verão, se uma pessoa avistasse o ‘ferrão’ (o aglomerado circular de cerâmica na suposta extremidade da cauda do escorpião), o Sol nasceria acima da ponta da garra norte (esquerda)”, descreveram no estudo.

Estrutura tem cerca de 60 metros e auxiliava agricultores na demarcação da passagem das estações. (Imagem: James Neely 2025)

Segundo os arqueólogos, o solstício de verão era uma cerimônia importante para os povos mesoamericanos. “Nos dias que antecedem o solstício, o Sol nasce entre as duas garras, sinalizando assim a aproximação da estação chuvosa para que os agricultores locais possam preparar seus campos para o plantio”, acrescentaram.

No começo do inverno, se uma pessoa ficasse na ponta da garra esquerda, conseguiria ver o pôr do sol além do ferrão. Esse seria a indicação do início de um novo ciclo na agricultura.

A hipótese dos pesquisadores é reforçada por estudos anteriores sobre as culturas pré-hispânicas na Mesoamérica. Para os Astecas, o escorpião, conhecido como Tlāhuizcalpantēcuhtli, era uma divindade poderosa que representava o planeta Vênus.

Conjunto de morros registra a história dos povos mesoamericanos

Dentre os objetos descobertos no morro, estavam pedaços de jarros e pratos. A equipe também encontrou molcajetes, tigelas usadas para moer alimentos, além de queimadores de incenso e uma estatueta oca.

Outros morros do complexo têm cômodos e paredes, mas apenas o escorpião tem formato específico. Segundo a equipe, montes com formas definidas são escassos em sítios arqueológicos da América Central, o que torna o morro escorpião um achado raro.

Segundo Neely, essas edificações demonstram a cultura do povo que as construiu. “Isso indica que os fazendeiros pré-históricos viveram um modo de vida de maior independência e autodeterminação do controle da elite/estado, assim como seus equivalentes modernos”, concluiu o arqueólogo.

O post Estrutura milenar em forma de escorpião pode indicar solstícios apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/11/ciencia-e-espaco/estrutura-milenar-em-forma-de-escorpiao-pode-indicar-solsticios/