
Neste dia 12 de outubro de 2025, dia de Nossa Senhora Aparecida, o Brasil ganhou também o primeiro santuário do mundo dedicado a São Carlo Acutis: o jovem italiano conhecido como o “Santo da Internet”.
A Capela Nossa Senhora Aparecida, em Campo Grande (MS) foi oficialmente elevada nesta data à condição de Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis. A novidade marca um novo capítulo da devoção ao jovem santo da era digital.
Também conhecido como “Capela do Milagre”, o templo se torna, assim, um marco de peregrinação e espiritualidade, em reconhecimento ao milagre de cura de um menino por intercessão de Carlo Acutis. O fato aconteceu na capital sul-mato-grossense em 2013.
O anúncio do reconhecimento da nova condição da capela aconteceu dia 7 de setembro, data da canonização do Santo, durante a Missa de Ação de Graças pela Canonização de São Carlo Acutis, por Dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo da capital sul-mato-grossense. A celebração teve presença de cerca de 4,5 mil fiéis, segundo a arquidiocese local.
Milagre brasileiro que levou à beatificação
O milagre atribuído à intercessão de Carlo Acutis mudou a vida do pequeno Matheus Vianna, então com três anos de idade.
Diagnosticado má formação no pâncreas e sem perspectiva de cura, Matheus tocou em um pedaço de uma camiseta de Carlo, durante uma celebração em homenagem a Nossa Senhora Aparecida, justamente em 12 de outubro de 2013.
O menino começou a se alimentar normalmente, contrariando os diagnósticos médicos. Exames posteriores confirmaram a cura. O caso foi reconhecido oficialmente pelo Vaticano em 2019 e se tornou o primeiro milagre atribuído ao jovem italiano, abrindo caminho para sua beatificação em 2020.
Hoje, o altar do novo santuário guarda uma relíquia de primeiro grau: um fragmento do coração de São Carlo Acutis.
VEJA TAMBÉM:
- Conheça a história completa do milagre do menino brasileiro curado pelo primeiro santo da era digital
1º Santuário a São Carlo Acutis: o elo entre Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis
A coincidência de datas entre Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis tem simbolismo espiritual.
Carlo morreu em 12 de outubro de 2006, no dia da padroeira do Brasil, e foi devoto da Virgem Maria. Um de seus lemas pessoais era: “Lembre-se de recitar o Rosário todos os dias.”
Além disso, seu primeiro milagre – a cura de Matheus — também ocorreu em um 12 de outubro, durante uma celebração dedicada a Nossa Senhora Aparecida.
Agora, em um mesmo Santuário e no mesmo dia, a Igreja celebra a santidade de Nossa Senhora Aparecida e São Carlo Acutis.
O santo millennial que evangelizou pela internet
Canonizado pelo papa Leão XIV em setembro de 2025, São Carlo Acutis nasceu em 1991, em Londres, e cresceu em Milão, na Itália. Apaixonado por tecnologia e pela fé, usava seu talento em computação para evangelizar e criar sites sobre milagres eucarísticos ao redor do mundo.
Chamado de “padroeiro da internet”, Carlo morreu aos 15 anos, vítima de leucemia. Seu corpo, exposto em Assis, permanece incorrupto, e sua vida inspira jovens católicos em todo o mundo pela simplicidade e pela entrega a Deus.
Com a elevação da Capela Nossa Senhora Aparecida ao título de Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida São Carlo Acutis, o Brasil se torna referência mundial na devoção ao santo da geração digital.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/primeiro-santuario-sao-carlo-acusti/