
Bilheteira do Porto aqui e bilheteira de Lisboa aqui.
“É uma grande satisfação voltar a Portugal para me apresentar depois de tanto tempo. Estive em Lisboa a passeio faz alguns anos, mas esse encontro com o público português não acontece há mais de duas décadas. Sinto que será um encontro especial, pela ligação que existe entre as nossas culturas, tenho até amigos que estão viajando para Portugal só para assistir a esse show junto ao público português. Será um reencontro muito especial.”
Paulinho da Viola
Um dos maiores ícones do samba e da música popular brasileira, Paulinho da Viola, vem a Portugal apresentar o seu espectáculo QUANDO O SAMBA CHAMA: a 29 de Outubro, no Coliseu dos Recreios em Lisboa, e dia 1 de Novembro na Casa da Música no Porto.
Neste novo espectáculo, Paulinho da Viola apresenta sambas que não toca nos palcos há algum tempo, ao lado dos temas mais emblemáticos da sua carreira como “Foi um rio que passou em minha vida”, “Argumento”, “Onde a dor não tem razão” e “Pecado Capital”, entre outros.
Paulinho da Viola desenvolveu ao longo de quase 60 anos de carreira uma obra que é símbolo de elegância e sofisticação construída a partir da tradição da cultura popular brasileira. A importância da obra de Paulinho da Viola não está apenas no seu caráter popular, mas também na relação com diversas tradições como o choro, o samba, as escolas de samba e a vanguarda dos anos 1960. Sendo assim, não é possível falar sobre a música popular brasileira sem dedicar um espaço para a obra de Paulinho da Viola.
Paulinho da Viola é produtor musical, violonista, cavaquinista, bandolinista, cantor e compositor de samba e choro brasileiro, reconhecido em todo o mundo pelas suas harmonias sofisticadas e pela sua voz doce e delicada. Paulinho é baluarte da Portela, fundador e membro da Velha Guarda, e um dos seus compositores.
Já gravou 18 discos de estúdio, diversos especiais ao vivo e as suas músicas já foram interpretadas por diversos artistas como Marisa Monte, Chico Buarque, Zeca Pagodinho, Jards Macalé, Grupo Raça, Martinho da Vila, Zizi Possi, Beth Carvalho, etc.
Com um percurso musical mundialmente aclamado, destacamos os prémios Golfinho de Ouro (1968), 1º lugar no Festival de MPB da TV Record (1969), Prémio APCA de melhor show do ano (1982 e 1997), Prémio Shell (1992), 9 Prémios Sharp, Latin Grammy para Melhor álbum de samba/pagode (2008 e 2021).
Pelo mundo, Paulinho da Viola foi convidado a apresentar-se nos principais palcos internacionais, entre eles, o concerto realizado no palco principal do Carnegie Hall em 2012, que recebeu grande destaque no jornal americano The New York Times.
O seu reconhecimento levou-o a importantes e significativas condecorações como Chevalier de L’ordre des Art et des Letters (concedida pelo governo da França em 1985) e Ordem do Mérito Cultural (2001). Para além disso, foi o artista escolhido para cantar o Hino Nacional na abertura das Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.
Na última década, Paulinho da Viola tem percorrido o Brasil levando os seus concertos em diferentes tours com grande sucesso de público e crítica. Em 2017, participou ao lado de Marisa Monte na tour Paulinho encontra Marisa que lotou teatros e casas de espectáculos. Em 2022, lançou a tour Paulinho da Viola 80 anos que durante 18 meses percorreu 15 cidades e foi vista por mais de 50 mil pessoas. Em 2024, lançou a sua mais recente tour Quando o Samba Chama, com projeto cenográfico assinado pelo premiado Batman Zavareze.
QUANDO O SAMBA CHAMA é um convite para celebrar a luz que o poeta reparte tanto com o público que o acompanha há muito tempo, quanto com aqueles que a cada dia descobrem em Paulinho da Viola um novo mar de poesia e música.
Conteúdo patrocinado por Very Important Preto.
Fonte: https://comunidadeculturaearte.com/paulinho-da-viola-atua-no-porto-e-em-lisboa/