13 de outubro de 2025
Carretas levam exames e diagnóstico de câncer a mulheres atendidas
Compartilhe:

As pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Imperatriz já estão sendo atendidas em uma das carretas da saúde da mulher do Agora Tem Especialistas. A iniciativa do programa do Governo do Brasil, que teve início na última sexta-feira (10) na cidade maranhense, é realizada neste Outubro Rosa com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Ao longo deste mês, cerca de 1,5 mil pacientes da rede pública do município, previamente agendadas, serão atendidas. A previsão é que sejam realizados cerca de 4,6 mil procedimentos, entre consultas, exames e biópsias.

“O Agora Tem Especialistas é mais que um programa. Ele representa a maior mobilização em defesa da saúde pública desde a pandemia. Hoje, iniciamos uma nova etapa com o lançamento das carretas que vão levar cuidado especializado até os lugares mais remotos do país, começando com foco na saúde das mulheres, que são prioridade da nossa gestão”, afirmou o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, que está como ministro em exercício.

Estruturada com equipamentos, insumos e equipes multiprofissionais, a carreta que chega a Imperatriz integra o total de 28 unidades móveis de saúde especializada, que, neste mês, ofertarão consultas, exames e biópsias para mais de 42,5 mil mulheres em regiões com vazios assistenciais em 21 estados brasileiros, além do Distrito Federal. Neste Outubro Rosa, serão realizados cerca de 130 mil procedimentos.

“A carreta da Saúde da Mulher, do programa Agora Tem Especialistas, é fundamental para a Região Tocantina. Aqui em Imperatriz, que é um polo regional, a gente tem um Hospital do Amor que começou há três anos, mas não tem ainda todas as instalações em funcionamento. Então, quando a carreta vem, traz especialistas com foco na prevenção do câncer do colo de útero, do câncer de mama. A oferta de exames especializados, como ultrassom transvaginal, mamografia, vamos garantir que essa mulher tenha um diagnóstico precoce, que é de suma importância para aumentar as chances de cura do câncer”, reforçou o superintendente estadual do Ministério da Saúde no Maranhão, Glinoel Garreto. 

Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/carretas-levam-exames-e-diagnostico-de-cancer-a-mulheres-atendidas-pelo-sus-em-imperatriz/