14 de outubro de 2025
Israel e Hamas libertam todos os reféns após acordo de
Compartilhe:

Todos os palestinos e israelenses mantidos como reféns durante a guerra em Gaza foram libertados nesta segunda-feira (13), conforme o acordo firmado entre o Hamas e Israel.

De acordo com a Agência France-Presse (AFP), o grupo islâmico sunita libertou 20 israelenses, enquanto 1.968 palestinos foram soltos pelo governo israelense. Todos estavam detidos desde o início do conflito, em 2023.

Na manhã desta segunda, 38 ônibus transportando detidos palestinos foram vistos no complexo médico Nasser, no sul da Faixa de Gaza, onde os libertos passaram por exames médicos antes de seguirem para suas regiões de origem.

O grupo de quase dois mil palestinos incluía cerca de 250 prisioneiros condenados por crimes contra Israel, alguns cumprindo penas de prisão perpétua. As libertações ocorreram na Cisjordânia, em Jerusalém e em Gaza, e parte dos ex-detidos foi deportada para o Egito.

Israel afirma que ainda há 28 reféns mortos e que o Hamas pediu mais tempo para localizar e devolver os corpos.

“Fizemos todos os esforços para preservar a vida dos prisioneiros da ocupação”, afirmou o Hamas em comunicado, ressaltando que os prisioneiros palestinos foram “submetidos a abusos, tortura e assassinatos”.

“Em nome de todo o povo de Israel — bem-vindos de volta! Esperamos por vocês, nós os abraçamos”, declarou o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu.

O governo israelense informou ainda que os reféns receberam um kit de recepção, contendo roupas, itens pessoais e aparelhos eletrônicos, como celulares, laptops e tablets, antes de retornarem às suas casas.

Fonte: Correio Braziliense

Fonte: https://oimparcial.com.br/mundo/2025/10/israel-e-hamas-libertam-todos-os-refens-apos-acordo-de-tregua-em-gaza/