
Um apagão de energia elétrica atingiu nove estados e o Distrito Federal na madrugada desta terça (14) afetando milhares de consumidores de todas as regiões do país. A queda no abastecimento ocorreu em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Amazonas, Minas Gerais, Santa Catarina, Goiás, Rio Grande do Norte e a capital federal e entorno.
A interrupção na transmissão de energia ocorreu por volta da 0h30 e durou cerca de duas horas. O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) e o Ministério de Minas e Energia (MME) confirmaram a queda no abastecimento e devem divulgar um relatório completo ainda nesta manhã.
O MME afirmou que o desligamento de parte do Sistema Interligado Nacional (SIN) ocorreu após um incêndio em um reator de uma subestação de energia no Paraná, no município de Bateias. Toda a estrutura precisou ser desligada, o que atingiu a rede de transmissão – houve uma desconexão do fluxo de energia das regiões Sul e Sudeste e Centro-Oeste.
A pasta informou, ainda, que a recomposição do fornecimento se deu de maneira controlada logo nos primeiros minutos, normalizando o abastecimento para o Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste à 1h30. Já o Sul teve a transmissão de energia elétrica restabelecida às 2h30.
Ainda segundo o MME, o tempo de restabelecimento completo da transmissão de energia neste apagão foi menor do que em ocasiões passadas. Uma reunião com os principais agentes envolvidos será realizada ainda nesta manhã para identificar as causas do incêndio na subestação de Bateias (PR).
A Copel, que é a concessionária de energia elétrica responsável pela distribuição no Paraná, ainda não se pronunciou.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/apagao-atinge-8-estados-df-incendio-subestacao-pr/