23 de novembro de 2024
Comissão da Alerj realiza ação na Central do Brasil de
Compartilhe:

Uma ação na Central do Brasil da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso, da Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), foi realizada, nesta quinta-feira (16/05), para orientar a população sobre a identificação de sinais de abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes. Segundo o colegiado, o estado tem hoje dez mil menores sendo vítimas de abuso por dia.

De acordo com a Fundação Para a Criança e Adolescência (FIA), cerca de 70% dos casos ocorrem em ambiente familiar. A ação faz parte da campanha Maio Laranja, que tem o dia 18 como o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Houve a distribuição de folhetos informativos e de mudas de plantas – doadas pela Cedae -, representando o cuidado necessário com as crianças e adolescentes.

Mensagens de conscientização também serão transmitidas nas estações da SuperVia – parceira na campanha – por meio de áudios e telões. O objetivo é alcançar os 300 mil usuários diários do sistema ferroviário, em 104 estações distribuídas em 12 municípios fluminenses.

“Só com a união entre o poder público e a sociedade civil vamos conseguir combater esses crimes. Em 2023, quase nove mil denúncias chegaram às delegacias e ao Disque 100. Dessas, em torno de 3,5 mil foram crianças de até 13 anos que sofreram abusos. Há ainda os casos que não chegaram às autoridades por falta de denúncia, então nós estamos pedindo que as pessoas informem às autoridades pelo Disque 100 ou através do canal de atendimento da comissão”, disse o deputado Munir Neto (PSD), presidente da Comissão da Alerj.

Serviço

Os canais para envio de denúncias são o Disque Criança e Adolescente da Alerj, 0800-023-0007, que funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h; e o Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), ativo 24 horas por dia, sete dias por semana.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/comissao-da-alerj-realiza-acao-na-central-do-brasil-de-combate-a-abusos-sexuais-contra-menores/