16 de outubro de 2025
Estudo do Banco do Brasil revela que Maranhão lidera projeção
Compartilhe:

O Maranhão continua com resultados positivos em sua economia e vai liderar a expansão do Produto Interno Bruto (PIB) entre os estados do Nordeste em 2025. É o que afirma o último estudo da Resenha Regional de Assessoramento Econômico do Banco do Brasil, atualizado no dia 10 deste mês. A expansão da atividade econômica maranhense será 3,5% este ano e ficará acima também da média de crescimento da Região Nordeste (1,8%) e do país (2,2%). Os resultados são reflexos das políticas do Governo do Maranhão para fortalecimento da economia.

A Resenha Regional de Assessoramento Econômico é um relatório mensal do Banco do Brasil que contém análises e projeções sobre indicadores econômicos de cada região e estado brasileiro. O estudo apresenta dados como a previsão do crescimento do PIB dos estados, análise do cenário econômico e projeções para o setor industrial, sendo usado para tomada de decisões e para entender o panorama econômico do país e suas diferentes unidades federativas.

O último levantamento aponta o Maranhão significativamente na liderança do ranking de crescimento no Nordeste. A Paraíba e a Bahia aparecem com índice 2,7% e o Piauí com 2,4%. Os demais estados da região têm projeção de crescimento abaixo dos 2%.

Segundo Dionatan Carvalho, presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), o resultado observado no segundo trimestre de 2025 mostra que a economia permanece crescendo em ritmo acelerado, com taxa superior média regional e nacional.

“Os efeitos desse desempenho econômico se traduzem em mais geração de emprego e renda, refletindo diretamente na melhoria das condições socioeconômicas da população e no fortalecimento do ambiente de negócios no Estado”, avaliou Dionatan Carvalho.

Força do PIB Agropecuário

O desempenho da atividade econômica do Maranhão será impulsionado pela força do setor do PIB Agropecuário e, neste ano, terá uma expansão de 11,5%, alcançando o melhor desempenho da região e com taxas superiores às médias do Nordeste (2,3%) e do Brasil (8,2%). Ainda a nível de Nordeste o segundo melhor desempenho será o da Bahia (8,8%), enquanto outros três estados terão desempenhos negativos

De acordo com o Imesc, o crescimento do PIB Agropecuário do Maranhão foi impulsionado pela super safra registrada em 2025, com recorde na produção de grãos.

Setor de Serviços em alta

O setor terciário aparece em segundo lugar como o que mais terá impacto na economia maranhense este ano. O PIB do setor de Serviços terá crescimento de 3,2%, colocando o estado mais uma vez na frente dos dados do Nordeste (2,1%), do país (2,2%) e na liderança regional. Paraíba e Piauí aparecem em seguida no ranking com a mesma taxa de 2,7%.

Crescimento do setor industrial

Outros fatores que contribuíram para a liderança regional do estado no crescimento total do PIB para este ano foram os investimentos em infraestrutura e indústria da construção.

O PIB Industrial do Maranhão em 2025, segundo o estudo, apresentará crescimento de 1,9%, também acima do crescimento total do Nordeste na área (1,6%) e muito próximo do índice nacional que está projetado para 1,7%. Neste setor, o Maranhão aparece em 5º lugar em crescimento.

O início da operação de um grande empreendimento no segmento da indústria de transformação, a fábrica da Inpasa, em Balsas, inaugurada em abril deste ano, já se reflete nos números no setor industrial da economia maranhense em 2025, ressalta o Imesc.

Ranking nacional

Avaliados todos os índices de crescimento total do PIB por estado, o Maranhão aparece em 7º lugar, ficando atrás de estados das regiões Centro-Oeste e Norte. O Mato Grosso terá o maior crescimento entre as 27 unidades da federação com taxa de 6,3%. Todos os estados das regiões Sudeste e Sul do país terão crescimento do PIB inferior ao do Maranhão.

Diante dos números a avaliação do Imesc para 2026 é de continuidade do ritmo de crescimento.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/economia/2025/10/estudo-do-banco-do-brasil-revela-que-maranhao-lidera-projecao-de-crescimento-do-pib-no-nordeste/