
A Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema) começou, nesta semana, um roteiro de divulgação do programa Centelha III, que incentiva o empreendedorismo inovador em todas as regiões do Estado.
Nesta primeira etapa, duas equipes estão percorrendo simultaneamente mais de 15 municípios, levando informações sobre o edital, orientações para inscrições e detalhando as oportunidades do programa. Até novembro, a ação deve alcançar mais de 80 municípios, fortalecendo o ecossistema de inovação maranhense.
Com investimento de R$ 6 milhões no Estado, a iniciativa promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), a Fundação Certi e a Fapema, oferece capacitação empreendedora, bolsas e subvenção econômica para converter propostas criativas em negócios de base tecnológica.
As inscrições podem ser feitas até o dia 21 de novembro no site: ma.programacentelha.com.br
O edital também está disponível no site da Fundação: www.fapema.br
A coordenadora de Inovação e Empreendedorismo da Fapema, Isaura Moreira Modesto, reforçou a importância da interiorização das ações. “Levar o Centelha para o interior significa abrir espaço para novas ideias e talentos que, muitas vezes, estão fora dos grandes centros, mas que têm enorme potencial de inovação. Estamos vendo um engajamento muito positivo das instituições locais e das comunidades”, destacou.
Divulgação
As visitas começaram pelos municípios de Boa Vista do Gurupi, Junco do Maranhão, Maracaçumé, Governador Nunes Freire, Maranhãozinho, Santa Luzia do Paruá e Araioses. As equipes estarão ainda em Nova Olinda do Maranhão, Araguanã, Zé Doca, São Bernardo, Magalhaes de Almeida, Santa Quitéria, Brejo, Mara Roma, Chapadinha e Urbano Santos.
O professor Vitor Alexandre Nunes de Carvalho, coordenador da Fábrica de Inovação do campus do Ifma/Araioses, destacou a importância da iniciativa, ao afirmar que “a ação chega em um momento importante para a região destacando que o campus tem estimulando a criatividade e o empreendedorismo entre os alunos”.
A Prefeitura de Araioses também se comprometeu a colaborar na divulgação do programa, reconhecendo o grande potencial empreendedor da região, especialmente no setor do turismo. “O projeto abre espaço para muitas pessoas que têm uma ideia, mas não conseguem tirá-la do papel. Com o Centelha, que tem custo zero para o participante, muitos poderão ter a chance de participar”, explicou Saul Ramos, coordenador da Sala do Empreendedor de Araioses.
Para o presidente da Fapema, Nordman Wall, a expectativa para o Centelha 3 é alta, já que as duas edições anteriores foram um grande sucesso. Segundo ele, “o Centelha permite que boas ideias se tornem negócios sustentáveis, capazes de gerar emprego, renda e impacto positivo nas comunidades”. Ele acrescentou que “a inovação é uma poderosa ferramenta de transformação social, e a Fapema trabalha para que ela chegue a todos os maranhenses”.
*Fonte: Governo do Maranhão
Fonte: https://oimparcial.com.br/ciencia/2025/10/centelha-iii-edital-promove-capacitacao-bolsas-e-projetos-inovadores-em-mais-de-80-municipios-do-maranhao/