
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, afirmou que o governo federal está comprometido com a fim da escala 6×1, e prometeu discutir a questão com o presidente Lula e líderes da base do governo no Congresso Nacional pela aprovação de projeto pela redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e a adoção da escala 5×2.
A declaração foi feita durante uma reunião com a deputada Daiana Santos (PCdoB-RS), autora do projeto que prevê a redução da jornada, e o presidente da Comissão de Trabalho da Câmara, Léo Prates (PDT-BA), relator da proposta, que no momento está sob análise na Comissão. Na reunião, Prates se comprometeu a marcar uma audiência pública com empresários e centrais sindicais para debater o tema ainda este mês.
De acordo com a deputada Daiana Santos, “o projeto nasce do diálogo com trabalhadores e trabalhadoras que enfrentam diariamente o desgaste da escala 6×1. É a alternativa viável para acabar com esse abuso”, disse. Daiana Santos destacou que implementar a escala 5×2 vai garantir “mais tempo de vida, saúde e dignidade para a classe trabalhadora deste país”.
“Desde a apresentação do projeto, nós temos mantido conversas com o ministro do Trabalho e também com a ministra das Relações Institucionais. O governo federal reconheceu isso, e juntos vamos transformar essa conquista em realidade, garantindo saúde e dignidade para a população”, concluiu a deputada.
Além do projeto de Daiana Santos, também tramita no Congresso uma PEC (proposta de emenda à Constituição) da deputada Erika Hilton (PSOL-SP), que propõe jornada de quatro dias semanais.
Fonte: https://horadopovo.com.br/governo-esta-comprometido-com-o-fim-da-escala-6×1-afirma-ministro-do-trabalho/