18 de outubro de 2025
Ministério da Saúde monitora surto de vírus respiratório na China
Compartilhe:

O Ministério da Saúde lançou nesta quinta-feira (16) a Campanha Nacional de Enfrentamento à Sífilis. Sob o tema “Sífilis tem cura – Faça o teste, trate-se e previna-se”, a iniciativa visa reforçar a importância da prevenção, da testagem, do diagnóstico e do tratamento contra a doença, todos disponíveis gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A campanha tem como público-alvo principal os jovens de 15 a 30 anos, gestantes e seus parceiros sexuais. A pasta informou que a proposta é utilizar uma linguagem leve e acessível para encorajar o autocuidado e a prevenção, integrando a ação ao “Outubro Verde”, mês dedicado à mobilização nacional contra a sífilis.

Ao longo de todo o mês, a programação prevê a realização de webinários abertos ao público, sempre às quartas-feiras, a partir das 10h30, abordando temas cruciais como diagnóstico, manejo clínico, prevenção e vigilância. Todas as transmissões serão disponibilizadas para acesso posterior.

Cenário epidemiológico

O Boletim Epidemiológico de Sífilis 2025, divulgado nesta semana, indica uma redução de 2.093 casos da doença registrados no país nos últimos três anos. Apesar da redução, em 2024, foram notificados 256 mil casos de sífilis adquirida, 89 mil casos em gestantes e 24 mil casos de sífilis congênita (transmissão da mãe para o bebê), além de 183 óbitos decorrentes da doença.

O estado do Rio de Janeiro apresentou a maior taxa de detecção de sífilis em gestantes (68,3 casos por mil nascidos vivos), e Tocantins, a maior incidência de sífilis congênita (17,8 casos por mil nascidos vivos).

Para ampliar o diagnóstico precoce, o Ministério da Saúde expandiu o acesso ao teste rápido combo HIV/sífilis, que permite a identificação simultânea de ambas as infecções. Em 2025, houve um aumento de mais de 40% na oferta do exame, totalizando 6,5 milhões de unidades, com investimento de R$ 9,2 milhões.

Em nota, a pasta destacou que “O exame é simples, rápido e gratuito, e permite o início imediato do tratamento — essencial para interromper a transmissão, inclusive durante a gestação”.

Leia também:

Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/ministerio-da-saude-lanca-campanha-nacional-de-combate-a-sifilis-com-foco-em-jovens-e-gestantes/