18 de outubro de 2025
Servidores públicos e centrais convocam manifestação dia 29 contra reforma
Compartilhe:

Entidades de servidores públicos como o Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate), o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e as Centrais Sindicais estão convocando uma grande mobilização no próximo dia 29 – dia do Servidor Público –, em Brasília, contra a nova Reforma Administrativa que tramita na Câmara dos Deputados.

Segundo informa o Fonacate, entidades e servidores públicos de todo o país estarão na Marcha Nacional do Serviço Público, com concentração às 9 horas em frente ao Museu Nacional, para repudiar a proposta, apresentada pelo deputado Pedro Paulo (PSD/RJ), que representa um grande retrocesso para os servidores e para o serviço público.

“Vamos demonstrar a força do funcionalismo para derrotar essa proposta que retira direitos e desmonta as bases do serviço público no Brasil”, afirma o presidente do Fonacate, Rudinei Marques.

Em assembleia do Fonacate, na última terça-feira (14), lideranças das entidades filiadas denunciaram os principais pontos do texto que ameaçam os servidores, entre eles, os ataques à estabilidade com a criação de novos tipos de contrato de trabalho e o teto de gastos aos estados e municípios, que limita os investimentos.

Eles destacaram ainda preocupações com o fim da paridade entre ativos e aposentados, com a criação de prêmios extensivos apenas a servidores ativos, e a restrição do teletrabalho, limitado a apenas um dia por semana.

“Nosso primeiro desafio é impedir que os parlamentares assinem a proposta de Emenda à Constituição. O segundo é exigir diálogo com os servidores, que não tiveram participação na elaboração do texto”, destacou Celso Malhani, representante da Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital (Fenafisco).

Até o momento, 79 parlamentares assinaram a proposta do deputado Pedro Paulo, permitindo o início da tramitação na Câmara, para que o texto seja oficialmente protocolado faltam 92 assinaturas. Atentos a esse contexto, as entidades representativas dos servidores, além de atos e mobilizações, estão realizando uma série de atividades, em várias frentes, para dialogar com os parlamentares e impedir que a proposta avance na Câmara dos Deputados.

Fonte: https://horadopovo.com.br/servidores-publicos-e-centrais-convocam-manifestacao-dia-29-contra-reforma-administrativa/