21 de outubro de 2025
1º Travessia do Baraka reúne lendas, histórias e coragem em
Compartilhe:

No último sábado (18/10), ocorreu a 1ª Travessia do Baraka, um velejo que atravessou as águas da Baía de São Marcos e Baía de Cumã, marcadas por fortes ventos e correntes. Organizado por Victor Costa e Marcílio Sampaio, a iniciativa contou com o tema “Rumo ao Navio Fantasma”, inspirado por um navio misterioso que apareceu encalhado nas areias da ilha de Saçoitá, localizada no povoado de Pericaua, no município de Cedral.

O surgimento do navio Baraka se tornou parte da paisagem e da lenda local, na mesma região da Baía de Cumã onde ocorreu o naufrágio da embarcação que levava o poeta Gonçalves Dias. Na ocasião, o grupo de velejadores navegou com equipamentos de kitesurf, prestigiados na saída de São Luís por Arnaldinho Costa, avô de um dos organizadores.

Costa é conhecido como um homem do mar, que fazia a rota logística da região quando ainda não existiam estradas, conduzindo seu barco Índia Lendária. Ele esteve presente na praia do Olho d’Água para incentivar a aventura dos mais jovens.

Da Praia do Olho d’Água, em São Luís, para Pericaua, em Cedral-MA, a viagem contou também com a presença dos velejadores Victor Costa; Marcilio Sampaio; Maurício Fonseca; Vitor Telles; Lúcio Henrique; Renan Lima; Thiago Tomich; e Stelio Filho.

Fonte: https://oimparcial.com.br/cidades/2025/10/1o-travessia-do-baraka-reune-lendas-historias-e-coragem-em-uma-viagem-inedita/