21 de outubro de 2025
Escolas da Rede Estadual reforçam ações pelo Dia Mundial de
Compartilhe:

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Bullying, celebrado em 20 de outubro, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Supervisão de Educação Inclusiva e Socioemocional, reforça o seu compromisso com a criação de um ambiente escolar seguro, acolhedor e livre de violências.

Em toda a Rede Estadual de Ensino do Maranhão, as escolas estão mobilizadas em torno da Campanha “Escola Sem Bullying”, com uma série de atividades voltadas à conscientização, à valorização das diferenças e à construção de uma cultura de paz.

As atividades realizadas nas escolas envolvem acolhimentos, apresentações artísticas, exposições, rodas de conversa, exibição de filmes e oficinas educativas, todas com o objetivo de estimular o diálogo, incentivar a solidariedade, empatia e reflexões sobre situações de exclusão e alternativas de convivência respeitosa.

A secretária de Estado da Educação, Jandira Dias, ressalta que o combate ao bullying é uma prioridade contínua dentro das escolas maranhenses. “A escola é um espaço de aprendizagem, convivência e respeito. Cada ação tem o propósito de promover uma educação que valorize a empatia e o diálogo é essencial para construirmos uma sociedade mais justa e humana”, afirma.

As ações de combate ao bullying estão alinhadas à Lei Federal nº 13.185/2015, que institui o Programa de Combate à Intimidação Sistemática (Bullying) no Brasil, e também dialogam com os princípios do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990), da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reforçam a importância da educação emocional, social e ética nas escolas.

De acordo com a Coordenação Socioemocional da SAEPI, somente em 2024 foram realizadas 52 ações estratégicas voltadas à promoção, prevenção e posvenção, alcançando diretamente 5.125 estudantes, incluindo 330 atendimentos emergenciais encaminhados pelas escolas. Além disso, 14.385 participações foram registradas em atividades educativas sobre o enfrentamento das violências no ambiente escolar, e 548 servidores da rede, entre professores e equipes técnicas, receberam formação em escuta ativa, mediação de conflitos e práticas restaurativas.

Para a supervisora de Educação Inclusiva e Socioemocional, Hurda Nascimento, essas iniciativas reforçam o compromisso com uma educação integral, que vai além do desenvolvimento cognitivo e promove também o crescimento emocional, social e ético dos estudantes. “Todos têm o direito de se sentir seguros e respeitados, e combater o bullying é um esforço coletivo que envolve a conscientização, o apoio e a mudança de atitudes prejudiciais. Ao promover o diálogo e ações que incentivem a inclusão e o respeito mútuo, podemos criar um ambiente mais acolhedor e saudável para todos”, destaca.

Ao promover o Dia Mundial de Combate ao Bullying, a Secretaria de Educação reafirma seu papel essencial na formação de cidadãos conscientes, empáticos e comprometidos com a convivência pacífica.

*Fonte: Governo do Maranhão

Fonte: https://oimparcial.com.br/educacao/2025/10/escolas-da-rede-estadual-reforcam-acoes-pelo-dia-mundial-de-combate-ao-bullying/