
No começo desta semana, a cidade de Itapecuru-Mirim recebeu a I Feira Científica da Microrregião, que buscou estimular o diálogo, a cultura de paz e o respeito às diferenças no ambiente escolar. O projeto é destinado a estudantes e professores da Educação Básica, reúne ações de educação formal e não formal e promove inclusão, equidade étnico-racial e de gênero.
O evento abrangeu escolas públicas e particulares de comunidades rurais de seis municípios da microrregião de Itapecuru-Mirim, dentre eles: Cantanhede, Pirapemas, Matões do Norte, Itapecuru-Mirim e Miranda do Norte.
Os principais objetivos foram:
- Incentivar o diálogo e a cultura de paz, respeito e tolerância à diversidade.
- Promover equidade étnico-racial e de gênero e inclusão no ambiente escolar.
- Fortalecer a produção científica e a socialização de conhecimentos entre estudantes e professores.
- Integrar a academia, povos tradicionais e sociedade em ações educativas.
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação formal e não formal na microrregião.
Produção científica e socialização de conhecimentos
Realizado pelo Espaço Ciência Maria Firmina dos Reis (ECMFR), da UFMA, o projeto em sua primeira edição busca estimular a produção e a socialização de conhecimentos científicos entre estudantes e professores. A iniciativa integra o CNPq e as ações da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2025, fortalecendo a cultura científica local.
O evento conta com apoio das prefeituras da região, do Colégio Militar dos Bombeiros 02 de Julho, e do Corpo de Bombeiros do Maranhão, além de iniciativas como o Projeto Meninas Oyá, consolidando uma parceria entre academia, sociedade e povos tradicionais.
O projeto representa um passo importante para a consolidação da cultura científica local, incentivando estudantes e professores a explorarem a ciência como instrumento de transformação social.
Fonte: https://oimparcial.com.br/educacao/2025/10/itapecuru-mirim-recebe-a-i-feira-cientifica-da-microrregiao/