25 de outubro de 2025
Chapada das Mesas sedia encontro nacional e lidera agenda de
Compartilhe:

A cidade de Carolina, no Maranhão, que abriga a deslumbrante Chapada das Mesas, se transformou em centro de referência nacional para o turismo sustentável. Entre os dias 20 e 22 de outubro, o município sediou a segunda edição do Integra Chapadas, movimento promovido pelo Sebrae, em parceria com a Prefeitura local, que reuniu representantes dos onze principais territórios de chapadas brasileiras.

Mais de duzentos participantes, incluindo gestores, empresários, consultores e líderes comunitários, participaram de uma programação intensa com painéis, oficinas, visitas técnicas e atividades culturais. O foco dos debates foi o futuro sustentável e cooperativo dessas regiões. O ponto alto do evento foi a assinatura do Manifesto Integra Chapadas, um documento que estabelece compromissos e diretrizes para transformar desafios históricos em oportunidades de crescimento integrado e regenerativo.

Para Albertino Leal, diretor superintendente do Sebrae Maranhão, o encontro fortalece a união dos territórios. “Temos um compromisso coletivo de transformar realidades e integrar comunidades em torno de um propósito comum que é o desenvolvimento sustentável dos territórios de chapadas. Vimos como o turismo pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social quando respeita e valoriza as pessoas e o território”, afirmou.

A programação técnica foi inaugurada com a palestra “Chapadas do Brasil: inovação, sustentabilidade e protagonismo no turismo de natureza e experiência”, conduzida pela estrategista de destinos Jeanine Pires. A especialista defendeu o conceito de “turismo de pertencimento” como chave para o desenvolvimento sustentável, ressaltando: “O turismo não é mais sobre propriedade, mas sobre pertencimento. É uma nova forma de se relacionar com os territórios e com as pessoas”.

Nos painéis seguintes, gestores e especialistas debateram turismo de base comunitária, preservação ambiental, governança participativa e economia criativa. Os participantes também puderam vivenciar os atrativos locais, com destaque para a visita à Aldeia do Leão, em Carolina.

A experiência de imersão em saberes tradicionais, finalista de importantes prêmios de sustentabilidade, impressionou Sirlene Rosa, da Chapada Diamantina: “Eu fiquei apaixonada. Dá para perceber como a Chapada das Mesas é diversa e cheia de riquezas únicas”.

A imersão na Aldeia do Leão permitiu conhecer um pouco mais das riquezas da Chapadas Mesas (Sebrae/Divulgação)

O Manifesto e eixos estratégicos

O Manifesto é o principal resultado do evento, nascido da percepção de que as chapadas compartilham desafios e potencialidades. Mauro Borralho, diretor técnico do Sebrae Maranhão, reforçou a importância da construção coletiva: “Cada território tem sua identidade, mas quando colocamos essas realidades em diálogo, todos saem fortalecidos“.

O documento propõe a valorização humana e cultural como base do desenvolvimento, o intercâmbio de experiências entre as chapadas e a inovação territorial com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O texto se estrutura em cinco eixos estratégicos para o futuro das regiões:

  1. Desenvolvimento Territorial Sustentável e Regenerativo (com foco em planejamento regional e transição para fontes renováveis).
  2. Turismo Além das Belezas Naturais (incorporando cultura, gastronomia e saberes tradicionais).
  3. Valorização de Parques Nacionais e Geoparques (estímulo ao geoturismo e à ciência).
  4. Gestão de Segurança e Certificação dos atrativos turísticos.
  5. Prevenção de Incêndios (acompanhada de educação ambiental e manejo inteligente).
Para selar a parceria, os representantes das chapadas presentes assinaram o Manifesto resultado do evento. (Sebrae/Divulgação)

Além disso, o manifesto elege a gestão participativa das águas como aspecto central, incentivando a criação de comitês e sistemas de monitoramento comunitário de nascentes e rios. Para a execução das metas, foi estabelecido um plano de trabalho com encontros anuais e Grupos de Trabalho Permanentes, com o Sebrae Nacional liderando a comunicação contínua entre as chapadas.

Balanço positivo e próxima edição

Diógenes Souza, gerente do Sebrae em Balsas, avaliou que o evento consolidou Carolina como modelo de turismo sustentável. “A cidade se envolveu por inteiro. Hotéis cheios, feirinha movimentada, manifestações culturais. Tudo isso reforçou que o turismo com qualidade começa pelo pertencimento”, destacou.

O movimento seguirá itinerante, com a próxima edição, em 2026, prevista para a Chapada dos Veadeiros (GO). Bruno Queiroz, da Associação de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste Goiano, ressaltou o impacto humano do encontro: “A gente saiu energizado e certo de que esse movimento já começa a trazer, de fato, soluções que são comuns, a todas as chapadas do Brasil”.

Neuton Coelho, secretário de Turismo de Carolina, celebrou a importância do evento para o município e a oportunidade de aperfeiçoar ações para o desenvolvimento e a segurança do turismo regional.

Leia também:

Quer receber as notícias da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? Clique AQUI para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial e fique por dentro de tudo!

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/chapada-das-mesas-sedia-encontro-nacional-e-lidera-agenda-de-turismo-sustentavel-no-maranhao/