No Dia Internacional contra a Homofobia, os times de futebol tem se manifestado em defesa dos direitos da população LGBTQIAPN+, nesta sexta-feira (17). A data foi escolhida mundialmente para dar visibilidade à causa e protestar por mais respeito e direitos.
O Bahia publicou a frase “Consideramos justa todo a forma de amor”, presente na música do cantor Lulu Santos, com a imagem da bandeira colorida. Emerson Ferretti, presidente do Bahia, é primeiro cartola de um clube do Brasil assumidamente gay. Ele falou à CNN sobre os obstáculos que enfrentou para se tornar jogador profissional.
Os paranaenses Athletico-PR e Coritiba também compartilharam publicações sobre o tema.
Histórico
Desde 1990, a Organização Mundial de Saúde deixou de tratar a homossexualidade como uma doença ao retirá-la da Classificação Internacional de Doenças (CID).
No Brasil, o STF determinou que os crimes contra a população LGBTQIAPN+ serão enquadrados na Lei do Racismo. Somente em 2023, segundo o Observatório de Mortes e Violências LGBTI+ no Brasil, aconteceram 230 mortes de forma violenta ligadas ao crime relacionado à orientação sexual.
Para combater os problemas sofridos por essa população, organizações em todo mundo instituíram o dia 17 de maio em busca de visibilidade e reconhecimento da causa em questões legais, sociais, por mais respeito e menos violência.
Acompanhe a CNN Esportes em todas as plataformas
Compartilhe:
Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/esportes/futebol/times-se-manifestam-sobre-o-dia-internacional-contra-homofobia/