 
                As forças de segurança do Maranhão ampliaram, no último sábado (25), as ações de enfrentamento à criminalidade na Região Metropolitana de São Luís. A Operação Captura, que mobiliza equipes da Força Estadual, resultou em novas prisões e apreensões ao longo do dia.
Desde as primeiras horas da manhã, os policiais estavam nas ruas para cumprir mandados de prisão preventiva contra investigados de alta periculosidade, apontados como integrantes de facções ligadas ao tráfico de drogas e a crimes violentos.
As diligências se concentraram em áreas estratégicas dos municípios de São Luís e São José de Ribamar, incluindo os bairros Estiva, Ribeira, Alonso Costa e Pirâmide. O objetivo: enfraquecer organizações criminosas e prevenir novas ocorrências na região.
Durante as ações, os agentes prenderam um homem conhecido como “Juba”, localizado no bairro Alonso Costa, em São José de Ribamar. Contra ele havia um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, em razão de seu envolvimento com uma facção criminosa que atua na área.
A Operação Captura dá continuidade a uma série de iniciativas integradas das forças policiais do estado. Na noite de sexta-feira (24), por exemplo, a Operação Impacto, também coordenada pela Polícia Militar, já havia resultado em seis prisões, além da apreensão de três armas de fogo, 55 munições, quatro carregadores, dois veículos e entorpecentes diversos, entre cocaína, maconha e skank.
Em uma das ocorrências mais significativas, policiais do 40º Batalhão da PM, atuando no município da Raposa, prenderam quatro suspeitos por porte ilegal de arma de fogo e formação de milícia privada. Entre os detidos estava um cabo da Polícia Militar. Com o grupo, foram encontradas três pistolas e dezenas de munições.
Os presos e o material apreendido foram encaminhados ao Plantão do Maiobão, enquanto o militar envolvido foi levado ao Comando Geral da PM, onde estão sendo adotadas as medidas disciplinares internas cabíveis.
Ainda na noite de sexta, equipes policiais registraram novas apreensões de drogas nos bairros Jordoa e Cidade Operária, em São Luís. Dois suspeitos foram presos e conduzidos às delegacias competentes, reforçando o caráter contínuo da atuação das forças de segurança no combate ao tráfico de entorpecentes.
Com as operações realizadas nas últimas horas, o balanço da semana já contabiliza mais de 40 prisões na Grande Ilha de São Luís, envolvendo investigados por tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo, participação em facções e atuação em grupos armados.
As ações fazem parte de um trabalho conjunto e permanente das forças de segurança, intensificado nesta semana com o propósito de reprimir atividades criminosas e garantir mais tranquilidade à população.
Entre as medidas adotadas estão o patrulhamento de bairros, a criação de corredores de segurança, barreiras policiais e abordagens a pessoas, veículos e coletivos, com apoio de unidades especializadas, inteligência policial e o sistema de videomonitoramento.
Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/operacao-captura-forcas-de-seguranca-intensificam-acoes-e-prendem-suspeitos-na-grande-ilha/

 
                             
                             
                             
                             
                            