27 de outubro de 2025
OpenAI estaria desenvolvendo uma IA musical; entenda
Compartilhe:

A OpenAI está trabalhando no desenvolvimento de uma ferramenta de geração de músicas usando inteligência artificial, segundo um relatório do site The Information. O recurso funcionaria transformando áudios e texto em faixas musicais.

A empresa já lançou modelos de geração musical no passado, mas antes do ChatGPT.

OpenAI não confirmou o produto (Imagem: JarTee/Shutterstock)

OpenAI no ramo musical?

Segundo fontes ouvidas pelo site, a OpenAI estaria trabalhando com alunos da Juilliard School, famosa faculdade de Música em Nova York, para fornecer dados de treinamento para um possível modelo de IA.

A ferramenta seria de geração de músicas a partir de prompts de texto ou áudio. Ela poderia ser usada para criar ou adicionar trilhas sonoras a vídeos e áudios já existentes.

Não está claro quando a desenvolvedora planeja lançar esse produto, se ele será integrado ao ChatGPT ou ao Sora (de criação de vídeos), ou se será uma ferramenta completamente nova.

Como lembrou o TechCrunch, a OpenAI já lançou modelos de geração de música, mas isso aconteceu antes do ChatGPT, de 2022. Atualmente, a empresa está trabalhando em modelos de geração de áudio a partir de texto.

Disco em uma vitrola
Outras IAs musicais já foram alvos de processos por direitos autorais (Imagem: TSViPhoto/Shutterstock)

Cruzamento entre IA e arte é tema polêmico

A OpenAI já entrou no ramo artístico antes. O modelo Sora gera vídeos realistas a partir de inteligência artificial e foi alvo de protestos da indústria cinematográfica.

O lançamento da rede social Sora, voltada especificamente para os vídeos de IA, chamou atenção para os direitos autorais. Isso porque usuários estavam criando conteúdos usando a imagem de famosos sem autorização.

Um dos casos envolveu Bryan Cranston, ator conhecido por interpretar Walter White na série Breaking Bad. Após seu rosto e voz terem sido usados na criação de vídeos sem consentimento, ele pressionou a OpenAI para tomar medidas para impedir esse tipo de uso. Em resposta, a desenvolvedora se comprometeu a combater as deepfakes. Leia mais sobre o caso aqui.

Mesmo antes disso, agências e sindicatos de atores já haviam chamado atenção para o risco do uso de imagem. Casos semelhantes acontecem no mundo musical, em que obras protegidas por direitos autorais são usadas no treinamento sem consentimento dos criadores ou devida remuneração.

Logo da OpenAI em um smartphone que está rodeado por um fone de ouvido, um mouse e um teclado
OpenAI também já foi acusada de violar direitos autorais para treinar IA (Imagem: JarTee/Shutterstock)

Leia mais:

  • Qual é a melhor IA para fazer música? Conheça 6 opções
  • Testou o ChatGPT Atlas? Veja 8 coisas que você pode fazer com ele
  • Como usar o Sora 2 no Brasil sem precisar baixar o app da OpenAI

OpenAI investe em IA para combater armas biológicas

  • A OpenAI, em parceria com os fundos Founders Fund e Lux Capital, anunciou um investimento de US$ 30 milhões na Valthos, startup de Nova York que utiliza inteligência artificial para reforçar a segurança biológica;
  • A empresa desenvolve ferramentas voltadas à detecção e prevenção de ameaças biotecnológicas potencialmente agravadas pelo uso indevido de IA;
  • O objetivo da Valthos é combater cenários extremos em que agentes biológicos sintéticos, criados com auxílio de sistemas de IA, possam ser usados em ataques;
  • A preocupação tem base em alertas recentes do Center for AI Safety, que descreveu como “pesadelo” a hipótese de um vírus criado por um terrorista com características combinadas de HIV, sarampo e varíola.

Veja os detalhes neste link.

O post OpenAI estaria desenvolvendo uma IA musical; entenda apareceu primeiro em Olhar Digital.

Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/27/pro/openai-estaria-desenvolvendo-uma-ia-musical-entenda/