27 de outubro de 2025
Problema no sistema de abastecimento deixa moradores sem água na
Compartilhe:

São Luís enfrenta um rodízio de água anunciado pela Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (CAEMA) na semana passada. A medida foi adotada devido ao baixo nível do Rio Itapecuru, principal fonte de abastecimento da capital. No entanto, moradores do bairro da Liberdade relatam que estão há pelo menos cinco dias sem uma gota d’água nas torneiras de casa.

Na residência de dona Maria da Conceição, o tanque, os baldes e as torneiras vazias comprovam a situação. “Estamos enfrentando muitos transtornos, falta água até para tomar banho”, lamentou a moradora.

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

A CAEMA informou que o racionamento foi necessário por causa da redução na captação de água no Rio Itapecuru, que tem apresentado níveis críticos neste período de estiagem. Nos últimos anos, o rio vem registrando quedas acentuadas durante a seca, o que já provocou interrupções e redução na oferta de água em outras ocasiões.

Enquanto isso, o impacto também é sentido por quem depende da água para trabalhar. Ismar, que atua na revenda de água mineral, afirma que os pedidos aumentaram, mas ele também enfrenta dificuldades. “As vendas cresceram, mas sem água é complicado até para fazer a limpeza dos galões e manter o funcionamento normal”, contou.

Foto: Reprodução
Foto; Reprodução

Além do Itapecuru, as principais reservas que abastecem São Luís são a Reserva do Batata e os poços perfurados pela CAEMA, que também estão operando com restrições.

O Imparcial solicitou uma nota à CAEMA sobre a situação no bairro da Liberdade, mas até o momento não obteve retorno.

Fonte: https://oimparcial.com.br/noticias/2025/10/problema-no-sistema-de-abastecimento-deixa-moradores-sem-agua-na-capital/