Pesquisadores brasileiros da Universidade Federal de Roraima (UFRR) revelaram uma descoberta inédita sobre a presença de dinossauros na Amazônia brasileira. Pegadas fossilizadas foram encontradas em rochas na região e apresentam diferentes tamanhos e formatos.

As marcas só foram identificadas em 2011, quando um professor de geologia da universidade notou um padrão incomum nas formações rochosas. Desde então, foram 14 anos de pesquisas até a confirmação de que as crateras eram, de fato, pegadas deixadas por dinossauros que habitaram a região há cerca de 110 milhões de anos.

Pegadas de dinossauros encontradas em Roraima são estudadas há mais de 10 anos. — Foto: JPavani/Reprodrução

Atualmente, o local pertence a comunidades indígenas e propriedades rurais na cidade de Bonfim, em Roraima, quase na fronteira entre o Brasil e a Guiana. Durante as investigações, também foram encontrados fósseis de vegetais que se desenvolveram na mesma época e contribuíram para a formação do lavrado, bioma típico do estado.

Com o avanço dos estudos, os pesquisadores agora defendem a criação de um parque geológico na área, com o objetivo de incentivar o turismo científico e abrir espaço para novas descobertas sobre o passado pré-histórico da Amazônia.