Na última segunda-feira (27) uma aeronave do 53º Esquadrão de Reconhecimento Meteorológico da Força Aérea dos EUA realizou uma missão de coleta de dados no interior do furacão Melissa, que atingiu a categoria 5 e é considerado um dos maiores da histórica da Jamaica. O objetivo da operação era obter informações meteorológicas essenciais para o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos (NHC), auxiliando na previsão do comportamento da tempestade que se aproximava do país caribenho.
Durante a missão, foram registradas imagens que documentam a passagem da aeronave através da parede do olho do furacão, capturando o fenômeno meteorológico conhecido como “efeito estádio”. Este efeito ocorre em ciclones tropicais intensos, quando as paredes do furacão se curvam para o exterior conforme a altitude aumenta, criando uma formação semelhante a uma arena esportiva quando observada de cima.
Confira a filmagem do furacão Melissa
Third pass through Melissa. GoPro in side window as different camera looking forward shooting in ultra high res 8k. Not sure when that might get processed as the file turned out ridiculous. Barely had HD space for it and MacBook Pro promptly chocked when I tried to edit it pic.twitter.com/3p430gPvZv
— Tropical Cowboy of Danger (@FlynonymousWX) October 27, 2025
As imagens mostram a transição da aeronave de uma área de densa cobertura de nuvens para o interior do olho do furacão, onde as condições atmosféricas se mostram significativamente mais calmas. A sequência permite observar a estrutura circular característica dos sistemas tropicais intensos, com nuvens em movimento rotatório ao redor do centro da tempestade.
De acordo com relatos da tripulação, a aeronave enfrentou condições de turbulência severa durante a passagem pelo centro do furacão. Em comunicado divulgado em 28 de outubro, o esquadrão informou que procedimentos padrão de segurança foram acionados, incluindo inspeção completa da aeronave antes do retorno às operacionais normais.
De acordo com o NHC, dados coletados por esquadrões de reconhecimento meteorológico são fundamentais para o aperfeiçoamento dos modelos de previsão de trajetória e intensidade de furacões, contribuindo para a emissão de alertas mais precisos às populações em áreas potencialmente afetadas.
Furacão Melissa tem potencial para devastar a Jamaica
Nesta terça-feira (28), o furacão Melissa atingiu a Jamaica. Na categoria 5, a tempestade já é considerada uma das “mais fortes da história” e pode provocar uma catástrofe no país caribenho, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
Com ventos que chegaram a 298 km/h, o furacão é a tempestade mais forte já registrada a atingir o país. O fenômeno também figura entre os furacões mais intensos de toda a bacia do Atlântico, empatado com apenas duas outras tempestades: o Furacão Dorian, de 2019, e o Furacão do Labor Day, de 1935.
Ainda segundo novo relatório do NHC, a velocidade máxima sustentada dos ventos caiu para 270 km/h após o Melissa tocar o solo.
Leia mais:
- Tornado, tufão e ciclone: quais as diferenças?
- Os 5 maiores (e piores) furacões da história
- Furacão espacial: o fenômeno invisível que afeta GPS e o campo magnético da Terra
Conforme reportado pelo Olhar Digital, o furacão Melissa se intensificou na segunda-feira (27) no mar do Caribe, chegando à categoria 5, com ventos de 260 km/h. Ele atinge países na região caribenha, incluindo Jamaica, Cuba e Bahamas.
- Ele ganhou força nas últimas horas com previsão de ventos de 290 km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos.
- A Organização Meteorológica Mundial (OMM) diz que o evento será a “tempestade do século” em solo jamaicano;
- O furacão Melissa traz risco extremo de enchentes, deslizamentos e marés de tempestade, levando autoridades locais a adotarem medidas de emergência;
- O NCH destaca o perigo do furacão Melissa, que, além das inundações e aumento do nível do mar, deve ameaçar vidas.
Depois de Cuba, o furacão Melissa deve seguir para as Bahamas, chegando por lá na noite de quarta-feira.
O post Furacão Melissa: avião faz imagem impressionante do olho do fenômeno apareceu primeiro em Olhar Digital.
Fonte: https://olhardigital.com.br/2025/10/28/ciencia-e-espaco/furacao-melissa-aviao-faz-imagem-impressionante-do-olho-do-fenomeno/
