1 de novembro de 2025
Festival Ayó celebra música negra no Quilombo da Liberdade
Compartilhe:

O som dos tambores e do reggae vai tomar conta do Quilombo Urbano da Liberdade nesta sexta-feira (1º), a partir das 19h, com a edição Rota Quilombola do Festival Ayó de Música Negra. Realizado pela Associação Cultural Pé no Chão, em parceria com o Boi de Leonardo, o evento transforma o território quilombola em um grande palco de arte, celebração e resistência.

A proposta do festival é promover o encontro entre tradições afro-maranhenses e novas expressões da música negra, reunindo mestres, artistas e coletivos em uma programação marcada por tambores, poesia e ancestralidade. Entre as atrações confirmadas estão DJ Makanak Brother, Tambor de Crioula Mestre Leonardo, DJ 2 Clisma, Bloco Afro Abiyeye Maylô, DJ PP e o tradicional Bumba Meu Boi da Floresta.

Durante o dia, o festival também oferece ações formativas que fortalecem o diálogo entre gerações. Pela manhã, haverá oficina de zabumba com as Zabumbeiras, na sede do Boi de Leonardo; e à tarde, uma oficina de toque de tambor de crioula com o Mestre Zió, no Centro de Cultura e Turismo do Quilombo Urbano. O público poderá ainda visitar a Feira de Empreendedoras do Quilombo da Liberdade (Fequli).

Financiado com recursos da Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022), o Festival Ayó de Música Negra reforça o compromisso com a valorização da cultura afro-maranhense e a democratização do acesso à arte dentro dos quilombos urbanos.

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Leia também:

Fonte: https://oimparcial.com.br/brasil/2025/10/festival-ayo-celebra-musica-negra-no-quilombo-da-liberdade/