O governador do Maranhão, Carlos Brandão, reuniu, nesta sexta-feira (31/10), com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília.
O próprio gestor executivo maranhense destacou o encontro em suas redes sociais. “Boa conversa com o presidente Lula. Falamos da causa comum de cuidar das pessoas. Também do cenário político do Maranhão e do andamento das grandes obras e projetos que temos realizado juntos”, escreveu.
A oportunidade serviu para avaliar os resultados das parcerias já consolidadas, que vêm transformando a infraestrutura do Maranhão. Obras como a Avenida Metropolitana, a Nova Litorânea e os investimentos em saneamento básico foram citadas como exemplos do esforço conjunto entre os dois governos em prol da melhoria da qualidade de vida da população.
A reunião ocorre em um momento de forte aprovação popular da gestão estadual. Pesquisa do Instituto Quaest apontou 71% de aprovação do governo Carlos Brandão, chegando a 79% e 80% entre segmentos importantes da população.
Por região
A pesquisa revela um movimento político relevante no Sul e Sudoeste do Maranhão, especialmente na Região Tocantina, que inclui cidades como Imperatriz, Açailândia, Balsas, Porto Franco e Estreito. Tradicionalmente associada a um eleitorado mais conservador e alinhado ao bolsonarismo, a região apresentou uma guinada significativa na avaliação do governo Brandão: a aprovação saltou de 54% para 73% em cinco meses.
Especialistas apontam que o avanço representa uma redução das resistências políticas e o fortalecimento de uma imagem de gestão técnica e de resultados. A penetração do governo em um território historicamente adverso é interpretada como sinal de maior capilaridade política e consolidação da liderança estadual.
O levantamento mostra ainda crescimento consistente da aprovação em todas as regiões e faixas etárias. Na Região Sul, o índice subiu de 64% para 79%; no Leste (Caxias, Codó, Coroatá, Timon, Coelho Neto e Aldeias Altas), de 69% para 73%.
Em todos os níveis de escolaridade, a aprovação supera 65%, e mais de 60% dos maranhenses afirmam que o estado está na direção certa.
Fonte: https://oimparcial.com.br/politica/2025/10/brandao-reune-com-lula-em-brasilia-na-conversa-coisas-comuns-e-o-cenario-politico-maranhense/
