O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), trabalha melhor que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no combate ao tráfico de drogas, segundo a percepção popular. É o que aponta um levantamento divulgado pelo instituto Paraná Pesquisas na sexta-feira (31), que entrevistou 800 moradores do município do Rio de Janeiro.
A pesquisa foi feita após a megaoperação das forças de segurança nas favelas do Complexo da Penha e do Complexo do Alemão contra o Comando Vermelho (CV). A operação, batizada de Contenção, deixou 121 mortos, incluindo quatro policiais.
De acordo com o levantamento do Paraná Pesquisas, 33,4% dos entrevistados avaliam como “ótimo” ou “bom” o trabalho de Cláudio Castro no combate ao tráfico de drogas. No caso do presidente Lula, o percentual nessa faixa cai para 14,2%.
Na outra ponta, a avaliação sobre Lula no combate ao tráfico de drogas é considerada “péssima” ou “ruim” por 56,1% dos moradores do Rio de Janeiro. Em relação ao governador, nessa faixa a avaliação é de 32,5%.
Avaliação de Cláudio Castro no combate ao tráfico de drogas
- Ótimo: 14%
- Bom: 19,4%
- Regular: 30,6%
- Ruim: 8,1%
- Péssimo: 24,4%
- Não sabe/não opinou: 3,5%
Avaliação de Lula no combate ao tráfico de drogas
- Ótimo: 5,9%
- Bom: 8,3%
- Regular: 26,5%
- Ruim: 11,1%
- Péssimo: 45%
- Não sabe/não opinou: 33%
VEJA TAMBÉM:
-
Bombas por drone contra polícia expõem escalada bélica do crime com táticas de guerra moderna
Responsabilidade na solução e possíveis ações de segurança pública
O Paraná Pesquisas também perguntou aos moradores do Rio de Janeiro de quem é a responsabilidade na solução da situação da segurança pública na cidade:
- governo estadual: 45,1%
- governo federal: 41,1%
- governo municipal: 6,1%
- não sabe/não opinou: 7,6%
Em relação às ações que devem ser tomadas para melhorar a segurança na capital fluminense, o Paraná Pesquisas elencou quatro possibilidades:
- ações sociais e de prevenção: 30,1%
- ações mais efetivas e conjuntas entre os governos estadual e federal: 29,9%
- colocar as Forças Armadas nas ruas: 28,9%
- ações mais energéticas das polícias: 7,2%
- não sabe/não opinou: 3,9%
Metodologia: 800 entrevistados pelo Paraná Pesquisas no município do Rio de Janeiro em 30 de outubro de 2025. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 3,5 pontos percentuais.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/claudio-castro-combate-melhor-que-lula-o-trafico-de-drogas-diz-pesquisa/
