Uma pesquisa da Genial Investimentos em parceria com o Instituto Quaest, divulgada neste sábado (1º), mostrou que 64% dos moradores do estado do Rio de Janeiro aprovam a megaoperação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, na última terça-feira (28), enquanto 73% defendem que a polícia realize operações semelhantes em comunidades e favelas. A operação deixou 121 mortos, fruto do confronto entre as forças de segurança e criminosos do Comando Vermelho (CV).
O levantamento ouviu 1.500 pessoas entre os dias 30 e 31 de outubro, com margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
De acordo com o estudo, apenas 27% desaprovam a operação, 6% se dizem neutros e 3% não souberam ou não quiseram responder. A pesquisa também revelou que 58% dos entrevistados consideram a operação um sucesso, enquanto 32% a classificam como um fracasso.
A aprovação é mais alta entre os homens (79%) do que entre as mulheres (51%). Já a percepção de sucesso também apresenta diferença por gênero: 73% dos homens afirmaram que a operação foi bem-sucedida, contra 43% das mulheres, que se dividiram entre “sucesso” (43%) e “fracasso” (44%).
Por faixa de renda, o apoio à operação é mais forte entre a classe média. Entre quem ganha de dois a cinco salários mínimos, 69% aprovam a ação policial e 18% desaprovam. Nos segmentos de maior renda (acima de cinco salários), a aprovação cai para 55%, enquanto a desaprovação sobe para 36%. Já entre os mais pobres (até dois salários mínimos), 62% aprovam, mas o grupo apresenta o maior índice de indecisos, com 14% afirmando que nem aprovam nem desaprovam.
A pesquisa também segmentou os resultados por posicionamento político. A aprovação à operação é quase unânime entre os grupos de direita, alcançando 92% entre os eleitores de direita não bolsonarista e 93% entre os bolsonaristas. Já entre os lulistas, 59% desaprovam a ação, e na esquerda não lulista, a rejeição sobe para 70%.
Regionalmente, a Baixada Fluminense concentra o maior índice de apoio, com 73% de aprovação, seguida pela capital (68%). As regiões de Niterói, São Gonçalo e Maricá registram os menores índices, com 56% de aprovação e 31% de desaprovação.
Outros levantamentos divulgados antes da pesquisa Genial/Quaest também apontam apoio majoritário da população à megaoperação da polícia do Rio contra os criminosos do Comando Vermelho.
Pesquisas realizadas por Paraná Pesquisas, AtlasIntel e Datafolha indicaram aprovação entre 56% e 69% dos moradores da cidade do Rio de Janeiro. Já os que não aprovam a ação variam de 25% a 39%.
Fonte: https://www.gazetadopovo.com.br/brasil/64-aprova-megaoperacao-no-rio-e-73-defendem-que-a-policia-realize-acoes-desse-tipo-diz-pesquisa/
